Muitas pessoas se assustam com essa expressão "pedra no rim". É um problema que pode se agravar, sim, porém existe hoje diversos tratamentos para este problema, com técnicas alternativas e produtos naturais.
Pedra no rim, nada mais é do que depósitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário. Esta é forma utilizada por praticamente todos os livros e textos que tratam deste assunto. Todos nós expelimos pela urina grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico, oxalatos, cistina e, eventualmente, outras substâncias como penicilina e diuréticos. Em algumas condições a urina fica saturada desses cristais e como conseqüência formam-se pedras nos rins.
As estatísticas mostram que aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres podem ter, pelo menos, um cálculo renal durante suas vidas.
Então, estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina, devido a uma disfunção metabólica no organismo.
Uma vez tido uma pedra nos rins (cálculo renal), a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos cálculos renais.
Para prevenir a formação de pedra nos rins é o aumento da ingestão de líquidos, preferencialmente água, no mínimo de 2 a 3 litros por dia. Pode não resolver o problema, mas com certeza ajuda. Pessoas com maior propensão para formar pedra nos rins, devem utilizar o suplemento NQI de forma contínua, pois o produto regula o metabolismo do cálcio e solubiliza os minerais depositados no organismo, não permitindo a cristalização e formação das pedras.
O diagnóstico de pedra no rim, é reconhecido somente em exames ocasionais, podendo apresentar com manifestação de dor (cólica) e hematúria. Esta dor causada por uma pedra nos rins é descrita como a mais severa dor que uma pessoa pode experimentar, ocorrendo na porção inferior das costas ou no abdômen. Esta dor pode ser tanto constante como descontínua e pode vir acompanhada de náusea, vômito e sangue na urina. Se a dor for muito aguda é necessário buscar um atendimento o quanto antes.
Apesar de todas as pessoas estarem sujeitas a formação de pedra nos rins, ninguém se preocupa com a prevenção, até sentir cólicas renais e descobrir que está com pedra nos rins.
Muitas pedras nos rins pequenas serão eliminadas espontaneamente pelo paciente. Outras podem necessitar de um tratamento específico. Cálculos renais de ácido úrico podem ser tratados clinicamente com grande ingestão de água, alcalinizantes da urina e substâncias que interferem na sua formação. Porém os cálculos renais de oxalado de cálcio (os mais comuns), dificilmente se dissolvem dessa maneira.
Faça um exame periodicamente para que você possa se previnir.
Beijinhos