É isso mesmo. Você já sabia que o exame do papanicolau pode detectar câncer do ovário e do endométrio? Pois é isso que um novo tipo de exame utilizaria para saber, através do fluído extraído do colo do útero.
O exame do papanicolau é um de rotina que as mulheres devem se submeter a cada um ou dois anos para detectar o câncer de colo do útero, e pode ajudar a identificar outros tipos de câncer.
Este exame que utiliza o fluído extraído do colo do útero, pode examinar a presença de determinadas mutações específicas do câncer. Desta forma, os cientistas esperam identificar o câncer de ovário e de útero, dois dos carcinomas mais comuns e mortais que, até o momento, não eram detectados em um exame de rotina.
Atualmente, o papanicolau detecta apenas o vírus do papiloma humano (HPV) e o câncer do cólo do útero. No estudo piloto, o exame foi capaz de detectar com precisão 24 tipos de câncer de endométrio, com uma taxa de êxito de 100%.
O exame também encontrou nove dos 22 tipos de cânceres de ovário, uma taxa de sucesso de 41%, durante o estudo piloto. E, em nenhum caso, as mulheres saudáveis do grupo de controle foram diagnosticadas com câncer.
Os cientistas ainda vão realizar um novo estudo com um grupo de mulheres ainda maior, antes de ser colocado a disposição do público. Mas consideram que o exame pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra o câncer de ovário e câncer endometrial.
Você sabia que o câncer de ovário provoca mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutivo feminino? O câncer do endométrio é o mais comum o diagnóstico, e também é o melhor tratado quando diagnosticado precocemente.
Pra você ter uma idéia, a cada ano, cerca de 70.000 mulheres americanas são diagnosticadas com câncer de ovário ou câncer de endométrio, e cerca de um terço delas morre disso, indicaram os autores do estudo.