sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Celulite de Pé

A celulite é uma infecção bacteriana extensa da pele e dos tecidos que se encontram por baixo dela.
A celulite pode ser causada por diferentes bactérias; a mais frequente é o estreptococo. Estas bactérias espalham-se rapidamente sobre uma ampla área porque produzem enzimas que impedem que os tecidos limitem a extensão da infecção. Os estafilococos, outro tipo de bactéria, também podem causar celulite, mas, em geral, numa área mais reduzida. Outras bactérias causam celulite após determinadas lesões, como as mordeduras de animais ou as lesões cutâneas ocorridas em água doce ou salgada.

Em geral, a celulite desenvolve-se nas pernas. A infecção costuma aparecer depois de a pele ter sido danificada em virtude de uma lesão, ulceração, pé-de-atleta ou dermatite. As zonas da pele que incham devido a líquido exsudado (edema) são as mais vulneráveis. A celulite tende a recidivar nas cicatrizes cirúrgicas ou perto delas (por exemplo, na cirurgia das varizes). Contudo, podem também surgir em pele que não foi danificada.
A infecção pode espalhar-se rapidamente e penetrar nos vasos linfáticos e na corrente sanguínea, depois do que se pode espalhar por todo o organismo.

Os primeiros sintomas são a vermelhidão e a dor numa pequena superfície da pele. A pele infectada aquece e incha e pode ter o aspecto de casca de laranja (uma perturbação conhecida precisamente como «pele de laranja»). Numa variedade de celulite, chamada erisipela, os bordos da zona infectada são elevados. Aparecem frequentemente pequenos pontos vermelhos (petéquias); raramente surgem manchas maiores provocadas por uma hemorragia na pele (equimose). Podem apresentar-se pequenas bolhas cheias de líquido (vesículas) ou mesmo maiores sobre a pele infectada, as quais por vezes se rompem.
À medida que a infecção se espalha a uma área mais extensa, os gânglios linfáticos regionais podem aumentar de volume e tornar-se dolorosos. Os da virilha podem ser afectados pelas infecções das pernas; os da axila, pelas dos braços. Sobre a pele podem aparecer linhas encarnadas entre a infecção e os gânglios linfáticos vizinhos.

Uma pessoa com celulite pode sofrer de febre, arrepios, aumento do ritmo cardíaco, dor de cabeça, queda da tensão arterial e apresentar um estado de confusão. Por vezes estes sintomas surgem várias horas antes de se observar algo sobre a pele, se bem que em muitos casos nenhum daqueles sintomas apareça.

Ocasionalmente, podem formar-se abcessos como resultado da celulite. Algumas complicações raras (mas graves) incluem a difusão da infecção por baixo da pele até causar a morte dos tecidos (como na gangrena estreptocócica e na fasceíte necrosante) e mesmo a propagação pela corrente sanguínea (bacteriemia) até outras zonas do organismo. Quando a celulite afecta o mesmo local repetidas vezes, os vasos linfáticos próximos podem ficar lesados, causando um inchaço permanente do tecido afectado.

As bactérias que causam celulite são difíceis de identificar, mesmo quando se examinam amostras de sangue e se efectua uma biopsia da pele (exame microscópico de uma amostra de tecido). Contudo, as análises das amostras colhidas do pus ou de uma ferida aberta podem ajudar a identificá-las. Por vezes, os médicos precisam de efectuar testes para distinguir a celulite de um coágulo sanguíneo localizado nas veias profundas da perna (trombose venosa profunda), porque os sintomas destas afecções são semelhantes.

O doente começa a tomar um antibiótico enquanto o médico diagnostica a celulite. Além disso, a parte do corpo afectada deve ser mantida imobilizada e elevada para ajudar a reduzir o inchaço. Aplicar panos frios e húmidos sobre a zona afectada pode aliviar o incómodo.
Os sintomas de uma celulite costumam desaparecer após escassos dias de terapêutica com antibióticos. Contudo, os sintomas podem piorar antes de se verificar uma melhoria, provavelmente porque com a morte súbita das bactérias se libertam enzimas que atacam os tecidos.
Se a celulite recidiva nas pernas repetidas vezes, a atenção aos problemas cutâneos pode ser de grande ajuda. Por exemplo, o pé-de-atleta, que pode causar celulite, deve ser tratado com medicação antifúngica. Um indivíduo com celulite recorrente pode também receber injecções de penicilina uma vez por mês ou então tomá-la por via oral durante uma semana por mês.

Veja uma foto desta doença:


Beijinhos



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pedalar - Saiba seus benefícios!

World Bike Tour 19 (Foto: Luciana Bonadio/G1)Neste feriado que teve de 458 anos de São Paulo, as pessoas que participaram deste evento, de andar de bicicleta, demonstraram com saúde como comemorar o aniversário da cidade.
Essa pratica esportiva, protege as articulações, além de desenvolver os músculos e sua capacidade. A bicicleta se torna um método ótimo para ter estes excelentes resultados.
O exercício trabalha diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna. Vale lembrar que até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo.

O ideal é que, ao pedalar, a pessoa não ultrapasse a frequência cardíaca máxima. Faça a seguinte conta: 220 menos a sua idade – esse é o seu limite. Se chegar até ele, diminua a intensidade para proteger seu coração. A frequência recomendada deve ficar entre 70% e 80% da máxima.

Os médicos aconselham também não pedalar em alta velocidade nem em marchas mais pesadas por longos períodos, pois isso pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e causar lesões. Além disso, mantenha sempre os braços relaxados e não trave os cotovelos. Essa técnica ajuda a absorver o impacto contra lombadas e buracos das ruas.

É de extrema importância o uso de equipamentos de segurança, coloque iluminação branca na frente e vermelha piscante atrás da bicicleta, além do uso do capacete e das luvas.
Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório, além de ser uma segurança do ciclista. Quando não existir, pedale no acostamento ou na faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. Faça sinais de mão para alertar os motoristas sobre as mudanças de direção que você pretende fazer. Lembre-se sempre de que a bicicleta é um veículo, portanto, é preciso conhecer e obedecer a todos os sinais de trânsito.

Essas dicas tornam seu passeio mais saudável!

Beijinhos!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cansaço ao longo do dia - Saiba como combater isso

Começando mais uma semana de trabalho e de muitos compromissos, só de pensar te dá cansaço? Então nada melhor do que combater e melhorar esse probleminha.
Tenho uma boa notícia pra começar, isso acontece com todos nós, especialmente quando estamos com estilos de vida pouco saudáveis.
A fadiga pode arruinar o seu dia. Ao não aceitar a sonolência irá limitar o seu desempenho na vida. Em vez disso, e aproveite cada dia da sua vida. Uma boa noite de sono é o fator mais importante na obtenção de altos níveis de energia.
É importante ter um pequeno-almoço composto por proteínas, carboidratos e gordura. Tendo um grande pequeno-almoço saudável diariamente, é uma óptima maneira para curar a fadiga. Tem casos que é necessário o acompanhamento de um profissional, para ajudar a organizar uma alimentação mais saudável.
A razão pela qual nos sentimos cansados depois da hora do almoço é que temos tendencia a tomar uma grande quantidade de carboidratos simples durante o almoço. Os carboidratos simples, muitas vezes sob a forma de açúcar nos donuts, fast food e refrigerantes, levam muito mais tempo para digerir no sistema digestivo, o que significa que o corpo irá gastar mais energia. Obviamente, isso irá deixa-lo mais cansado. Comer saudavelmente, como nozes, legumes, frutas e carne magra. Estes alimentos não só te deixam com mais energia para trabalhar, como eles tambem ajudam você a perder peso.
Ver muita televisão, tanto de manhã como durante todo o dia, foi comprovado que pode coloca-lo num estado mais sonolento. Em vez disso, a leitura de um livro irá estimular o seu cérebro de uma maneira mais saudável.
Fazer exercício dá energia. É importante que faça exercício diário de pelo menos uns bons 15 minutos. Falta de exercício diário pode ser a causa de permitir que o seu corpo deslize no seu estado de sonolência. No entanto, não faça exercicio 3 horas antes de se deitar, pois isso pode impedir que o seu corpo liberte melatonina natural, o que irá atrasar o seu sono,possivelmente fazendo com que você se senta mais cansado de manhã.
A falta de nutrientes também pode directamente causar fadiga. Tente comer três, refeições nutritivas por dia. Considere tomar um multivitamínico diariamente ou suplemento mineral se a sua dieta diária não consistir em nutrientes suficientes.
Fumar interrompe o fornecimento de oxigênio nos tecidos, resultando em fadiga. Você não pode ver os resultados de energia positiva imediatamente após parar, obvio, isso é normal. Pode demorar mais tempo a energia do seu corpo a se estabilizar após deixar de fumar. Você pode até se sentir mais cansado, sem o uso de cigarros, mas o efeito a longo prazo será um aumento global de energia.
Dormir pouco pode causar causando cansaço, muito sono também pode estar a causar isso. Dependendo de sua idade, 9 a 11 horas de sono pode ser demais. Em média, 6-8 horas é geralmente bom para as necessidades da maioria das pessoas, mas o melhor é encontrar o nivel de horas que você deve dormir, já que difere de pessoa para pessoa.
O nosso corpo funciona por ciclos. Interromper essses cilcos, pode fazer com que se sinta cansado. Como por exemplo se você dormir mais no fim de semana, na segunda irá sentir-se mais cansado, a razão para isso foi porque você no fim de semana saiu do seu ciclo de sono.
Estudos mostram que uma grande quantidade de luz e cor pode aumentar os seus níveis de energia. Se sua casa é escura, ou de cor escura, isso poderá ser a causa do seu cansaço. Trazer luz luz aos seus quartos pode ajudar.
A falta de liquidos provoca desidratação, que está ligado à fadiga. Certifique-se de obter a sua dose diária recomendada de água, que é normalmente de 8 copos, para evitar a fadiga.
Embora a cafeína possa ajudar a você a começar o seu dia, o seu efeito positivo geralmente termina lá. O café faz com que você se senta com mais energia do que a que realmente você tem. A cafeína faz seu nível de energia instável, o que pode fazer você se sentir cansado durante o dia, apesar de sua súbita explosão de energia aquando do consumo.
Mantenha estes hábitos no seu dia a dia e incorpore-os, um a um, no seu estilo de vida. Isto irá faze-lo sentir com mais saúde e você irá ver que irá começar a ter níveis mais elevados da energia no trabalho, deixando-o com energia suficiente para algum tempo de qualidade quando você chegar a casa.
Vamos acabar com esse cansaço e ter uma vida saudável!

A dica que eu deixo de uma excelente profissional que pode orientar suas refeições é a Dra, Adriana Pessoa, da área de endocrinologia.

Bem é estar Bem!
Beijinhos