quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vesícula Biliar - Saiba tudo sobre ela

Nada melhor do que começar explicando o que é a vesícula biliar. Ela é um órgão que se localiza junto ao fígado e tem a função de armazenar a bile, que é produzida pelo fígado, e liberada no intestino após as refeições. A bile ajuda na digestão das gorduras e tem um alto teor de sais biliares, que são produzidos a partir de colesterol. Assim, a vesícula funciona como uma bolsa armazenadora desses sais biliares, ricos em colesterol. Depois das refeições, a parte líquida da bile vai sendo absorvida pelas paredes da vesícula, fazendo com que a mesma fique mais concentrada, ou seja, menor quantidade de água. Desta forma, começam a se formar os cálculos ou pedras.


As pedras na vesícula geralmente são formadas no interior da vesícula. A formação das pedras, tem semelhança com o dos cálculos renais. Os sais biliares, vão ficando mais próximos um dos outros até se agruparem, sendo formado principalmente por este componente, o colesterol.

Estes cálculos ficam na vesícula e são armazenados lá, até um determinado momento, eles se deslocam para os canais indo para o intestino. Ai que mora o perigo!

Vamos falar sobre alguns fatores de riscos que tem maior probabilidade de desenvolvimento de "pedras na vesícula":

- Obesidade porque aumenta o colesterol na bile.
- Perda importante de peso, porque também aumenta o colesterol na bile.
- Uso de anticoncepcionais orais
- Ser do sexo feminino
- Ter uma idade avançada
- Gravidez
- Dieta que seja rica em gorduras
- Ter uma vida sedentária
- Ser hipertenso, ou seja, ter pressão alta
- Fumante
- Genética
- Anemia crônica

Algumas vezes, os cálculos podem não causar nenhum sintoma. Quando se há sintomas, é porque a vesícula está inflamada ou quando eles migraram para os canais. Quando as pedras na vesícula chegam nos canais elas começam a obstruir dificultando a passagem, já que os canais por si só são estreitos. Com tudo, a pressão que é feita na vesícula, faz com que ocorra uma distensão, ou seja, ela cresci de uma maneira muito rápida. Levando a pessoa a ter o maior sintoma que é a famosa cólica biliar. Essa dor surge na " boca do estômago", aumentando a intensidade. Além disso, a pessoa sente dores no ombro direito e nas costas. Tem duração de uma hora. E podem surgir sempre que a pessoa fez uma refeição gordurosa,  normal, ou quando se alimenta após um longo tempo de jejum.
Outros sintomas, como vômitos e náuseas podem aparecer no máximo de intensidade que estiver com dor.
                               

Para resolver este problema, pode ser por medicamentos, ou por cirurgia, que é feita a retirada da vesícula. Os medicamentos vão atuar dissolvendo os cálculos, e normalmente são indicados para as pessoas que não apresentam sintomas. Mais ainda sim, a cirurgia é preferida.

Ainda não se sabem ao certo como prevenir a formação dos cálculos biliares, porém algumas recomendações são feitas:

• Dieta rica em fibras e com menor quantidade de gordura;
• Manter o peso ideal, evitando a obesidade;
• Prática de atividades físicas;
• Interromper o tabagismo

Espero que tenham gostado!

Beijinhos



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Brasileiros tem Hábitos Alimentares Errados

Essa semana, teve algumas reportagens falando sobre a população brasileira, que quase a metade está com peso acima da média. De acordo com o Ministério da Sáude, os números passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. Na mesma época, o número de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Um dos fatores responsáveis por tal crescimento, é o excesso de alimentos gordurosos que os brasileiros tem adquirido. Sendo 34,6% carne com gordura,  já 56,9% das pessoas bebem leite integral regularmente, além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. E os outros 20,2% da população tem uma alimentação regrada. 

Mostrando esses dados, vimos que é extremamente preocupante como os brasileiros tem se alimentado inadequadamente. O correto seria pelo menos cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças. 

Sabemos os riscos que esse hábito alimentar inadequado pode causar. Por isso, é importante ter uma orientação profissional caso você não consiga, para que se redisciplinar de maneira adequada com alimentos ricos em nutrientes, responsáveis por uma saúde invejável.







Li, uma frase e tem tudo a ver com o que estamos falando: "Alimentar-se bem é o primeiro passo para ter uma qualidade de vida saudável".

Quero deixar uma dica incrível, que é um site que fala sobre ter uma alimentação saudável sem abrir mão de comer o que gosta. Vale a pena vocês seguirem. 


Quem tiver interesse de ter uma orientação profissional:

Clínica Endocrinologista  Dra. Adriana Pessoa 
11 3141-0234

Beijinhos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dor de Cabeça e Tonturas - Causas

Dores de cabeça e tonturas, embora possam parecer inofensivos à primeira vista, muitas   vezes são os sintomas de um estado de saúde problemática. Dores de cabeça e tontura podem ocorrer em uma pessoa devido a duas razões distintas ou podem ocorrer em conjunto. Vamos falar um pouco das causas de dores de cabeça e tontura.

Se uma pessoa está sentindo dores de cabeça e tontura e fadiga , o motivo pode ser a anemia Uma pessoa que sofre de anemia está com a taxa de hemoglobina baixa. A principal função da hemoglobina é a transferência de oxigênio para as várias partes do corpo. Assim, quando o número de células vermelhas do sangue cai, ou seja abaixo do nível normal e, depois, o nível de hemoglobina cai, a quantidade necessária de oxigênio não alcança as células do corpo, causando tontura e dores de cabeça acompanhada por uma sensação de cansaço.

Dores de cabeça e tonturas também pode ser stress e ansiedade . Uma pessoa que está estressada ou está passando por uma depressão, podem sentir dores de cabeça e tonturas, tendo outros sintomas como náuseas, fadiga, dores musculares, taquicardia e insônia.

Dores de cabeça e tontura durante a gravidez , especialmente no primeiro trimestre, são bastante comuns. Isto acontece porque a mulher experimenta várias mudanças nos níveis hormonais durante a gravidez. Além disso, o fluxo de sangue passa longe do cérebro durante a gravidez, levando a dores de cabeça e tonturas.

Dores de cabeça e tontura após comer pode ser resultado de uma gastrite . Na gastrite, inchaço do estômago ocorre. Gastrite normalmente ocorre por conta de indigestão provocada por excesso ou por comer alimentos que são ricos em óleo e gordura. Ele também pode ser desencadeada por uma dieta irregular ou consumir alimentos que não é cozida adequadamente. ( é importante ter um acompanhamento de uma endocrinologista, a que eu indico que é um amor de pessoa Dra. Adriana Pêssoa).

Dores de cabeça e tontura e náusea pode ser causado pela enxaqueca . Dores de cabeça acontecem em todos os ataques de enxaqueca, mas tontura e uma sensação de náusea pode ser o resultado de uma enxaqueca associada a vertigem. Desta forma, a pessoa pode sentir tonturas antes da dor de cabeça ou durante a dor de cabeça e em alguns casos, mesmo depois da dor foi diminuindo.

Por incrível que pareça, no verão o calor ou ficar muito tempo exposto ao sol pode levar a tonturas e dores de cabeça . doenças pelo calor, como exaustão pelo calor e insolação, ambos se manifestam através de dores de cabeça e tonturas. O clima quente é geralmente causa dores de cabeça e tontura em crianças. Tem que tomar cuidado!

E qual seria o tratamento para pessoas que sofrem disso. O tratamento para dores de cabeça e tonturas vai depender de cada pessoa e o que pode estar levando a isso. Para aliviar dores de cabeça e tontura após comer, que é causado pela gastrite, é importante comer uma dieta equilibrada bem com muitos vegetais e frutas. Deixar de comer um pouco e evitar alimentos ricos em gordura.Para tratar a anemia, é fundamental ter uma dieta rica em ferro. Os tratamentos médicos para um organismo anêmico incluem transfusão de sangue. Para alívio da enxaqueca tentar, acupressão yoga e massagem terapêutica. 





(Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável) vidaintegralporadrianapessoa.com/
Dra. Adriana Pessoa - 31410234 


Espero que tenham gostado!


Beijinhos









segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dor de Cabeça e AVC - Relação

Muitas pessoas tem dúvida se a dor de cabeça muito forte pode ter ligação com AVC. Já houve casos em que a pessoa começou a sentir uma dor muito intensa e diferente, e seu braço adormeceu. Tem vários tipos de AVC, neste caso relatado, foi uma hemorragia por causa da má formação de uma artéria no cérebro, sendo uns dos tipos de AVC. Mas na maioria dos casos, não há sangramento. O AVC é causado pelo entupimento de artérias provocado pelo acúmulo de gordura ou por doenças do coração que geram coágulos. Quando eles se deslocam bloqueiam o fluxo de sangue para o cérebro. Aquela área fica sem oxigenação e para de funcionar. 

Alguns neurologistas afirmam, que dor de cabeça muito forte aparece mais quando há uma hemorragia no cérebro.



Os sintomas mais comuns, podem ser: dormência de um lado do corpo, alteração do tato, sendo diferente o toque, a alteração da força, quando a mão fica fraca, a perna fica fraca, a pessoa começa a mancar, tendo dificuldade na fala, e na compreensão.

Se uma pessoa ao seu lado sentir algum desses sintomas, você pode fazer o seguinte teste:

Pedir pra a pessoa contar de um até dez; dizer os nomes dos familiares; deixar os braços estendidos e levantados diante do corpo, de olhos fechados, durante dez segundos. E pedir para alguém observar se um dos braços está mais baixo do que o outro. 

Se a pessoa não passar neste teste, ela pode estar tendo um AVC. Os médicos orientam que nunca se deve esperar o dia seguinte para procurar um hospital. Isto porque o cérebro, diferente dos outros orgãos, e do próprio coração, ele tem pouca resistência, após três horas, o cérebro já tem uma lesão existente. As pessoas que são vítimas do AVC, são levadas para os hospitais gerais, isto porque tem pronto socorro. Logo após a alta do hospital, deve ser encaminhada para um centro de reabilitação. Este tipo de intervenção é fundamental para evitar sequelas.

O AVC pode deixar várias sequelas, na linguagem, na fala, na escrita, no movimento do corpo, um lado do corpo, algumas vezes na leitura, na memória, na atenção, no cálculo.

Um dos métodos de recuperação, é feito através de atividades na água, com fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional.

Sem dúvida dá para se evitar este tipo de doença. Como controlando a pressão arterial, controlar o colesterol, mudar o hábito de vida como o sedentarismo, ter uma alimentação adequada, e o fumo e as drogas de uma maneira em geral.

Beijinhos!!!!