Nada melhor do que começar explicando o que é a vesícula biliar. Ela é um órgão que se localiza junto ao fígado e tem a função de armazenar a bile, que é produzida pelo fígado, e liberada no intestino após as refeições. A bile ajuda na digestão das gorduras e tem um alto teor de sais biliares, que são produzidos a partir de colesterol. Assim, a vesícula funciona como uma bolsa armazenadora desses sais biliares, ricos em colesterol. Depois das refeições, a parte líquida da bile vai sendo absorvida pelas paredes da vesícula, fazendo com que a mesma fique mais concentrada, ou seja, menor quantidade de água. Desta forma, começam a se formar os cálculos ou pedras.
As pedras na vesícula geralmente são formadas no interior da vesícula. A formação das pedras, tem semelhança com o dos cálculos renais. Os sais biliares, vão ficando mais próximos um dos outros até se agruparem, sendo formado principalmente por este componente, o colesterol.
Estes cálculos ficam na vesícula e são armazenados lá, até um determinado momento, eles se deslocam para os canais indo para o intestino. Ai que mora o perigo!
Vamos falar sobre alguns fatores de riscos que tem maior probabilidade de desenvolvimento de "pedras na vesícula":
- Obesidade porque aumenta o colesterol na bile.
- Perda importante de peso, porque também aumenta o colesterol na bile.
- Uso de anticoncepcionais orais
- Ser do sexo feminino
- Ter uma idade avançada
- Gravidez
- Dieta que seja rica em gorduras
- Ter uma vida sedentária
- Ser hipertenso, ou seja, ter pressão alta
- Fumante
- Genética
- Anemia crônica
Algumas vezes, os cálculos podem não causar nenhum sintoma. Quando se há sintomas, é porque a vesícula está inflamada ou quando eles migraram para os canais. Quando as pedras na vesícula chegam nos canais elas começam a obstruir dificultando a passagem, já que os canais por si só são estreitos. Com tudo, a pressão que é feita na vesícula, faz com que ocorra uma distensão, ou seja, ela cresci de uma maneira muito rápida. Levando a pessoa a ter o maior sintoma que é a famosa cólica biliar. Essa dor surge na " boca do estômago", aumentando a intensidade. Além disso, a pessoa sente dores no ombro direito e nas costas. Tem duração de uma hora. E podem surgir sempre que a pessoa fez uma refeição gordurosa, normal, ou quando se alimenta após um longo tempo de jejum.
Outros sintomas, como vômitos e náuseas podem aparecer no máximo de intensidade que estiver com dor.
Para resolver este problema, pode ser por medicamentos, ou por cirurgia, que é feita a retirada da vesícula. Os medicamentos vão atuar dissolvendo os cálculos, e normalmente são indicados para as pessoas que não apresentam sintomas. Mais ainda sim, a cirurgia é preferida.
Ainda não se sabem ao certo como prevenir a formação dos cálculos biliares, porém algumas recomendações são feitas:
• Dieta rica em fibras e com menor quantidade de gordura;
• Manter o peso ideal, evitando a obesidade;
• Prática de atividades físicas;
• Interromper o tabagismo
• Manter o peso ideal, evitando a obesidade;
• Prática de atividades físicas;
• Interromper o tabagismo
Espero que tenham gostado!
Beijinhos