quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PELE OLEOSA - COMO CUIDAR

No post anterior, falei sobre os cuidados quem tem a pele seca. Não poderia deixar de falar para aqueles que tem pele oleosa, sem sombra de dúvidas não é tarefa simples. Os poros dilatados, pele brilhante, às vezes até com presença de cravos e espinhas, não agradam ninguém, e podem acabar até com a auto-estima. Manter a pele bonita e saudável requer cuidados. Primeiro vamos explicar porque tem pessoas que tem a pele oleosa, bom a pele oleosa é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens. Pode ter haver com herança genética já que está é o principal motivo, porém, outros fatores também contribuem para a pele oleosa: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas.

Como podemos limpar a pele:
Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos. À noite, é fundamental que retire a maquiagem com demaquilante sem álcool. É bom que a pessoa faça uma vez por semana uma esfoliação suave. E porque sem álcool na fórmula, para que feche os poros e equilibre o pH, além de acalmar e refrescar a pele. A pele oleosa também tem que ser hidratada, Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação.
Também tem que ser protegida, existem alguns hidratantes que possuem filtros anti Uva-B em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol.
As pessoas com a pele oleosa, pode usar maquiagem sim, dizem que pós-faciais e compactos ressecam a pele e obstruem os poros. Evite usar eles então, tem também bases densas podem obstruir os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne. Procure se orientar com um profissional qual a melhor marca, e produto adequado para o seu caso. Uma dica que eu dou, é usar como base um produto matificante, que absorve o óleo da pele, e não a água, proporcionando uma sensação de pele menos oleosa e prolongando a duração da maquiagem.

Espero que tenham curtido!

Beijinhos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PELE SECA - SAIBA COMO CUIDAR

A pele seca tem um aspecto craquelê, ou seja, de rachadura, mesmo que não seja profunda. A pele que tem uma hidratação natural satisfatória tem uma coloração uniforme e não é muito mais espessa nas áreas de dobras (cotovelos e joelhos) que nas outras áreas.
Com qual idade a pele pode ficar seca, sendo desde o nascimento, inclusive existe doença como a ictiose, em que as crianças têm um déficit de hidratação de pele que dura toda a vida. Também pode se iniciar com o avançar da idade. É muito comum xerodermia (pele seca) nos idosos, pois diminuem a ingestão de água e a produção de hormônios sexuais.
A ausência de agua no organismo pode deixar a pele seca também. A ingestão de água é fundamental para a hidratação, assim como a aplicação de agentes hidratantes exógenos.
Então qual seria a pele ideal?? A pele muito seca gera prurido (coceira) e pode vir a ter até fissuras, ferimentos que favorecem as infecções secundárias. O ideal é o meio-termo, mesmo que para isso se tenha que aplicar hidratantes e manter uma boa ingestão de água, pelo menos 2 litros por dia. Já falamos aqui da importância de ingerir agua.
A pele seca pode ser um problema genético?? Sim. A ictiose citada é uma doença congênita em que há uma replicação celular muito rápida e um déficit na síntese do manto hidrolipídico (hidratação natural da pele) pelas glândulas sebáceas, necessária para suprir essa replicação, gerando uma pele extremamente ressecada.
O frio exagerado, a exposição ao sol, ao mar são exemplos de situações que favorecem o ressecamento da pele. O hipertireoidismo é uma doença que pode gerar um ressecamento na pele. A menopausa é uma causa fisiológica que pode gerar xerodermia (ressecamento da pele).
É importante lembrar que o ideal é que cada hidratante seja indicado ou formulado por um dermatologista de forma específica para cada tipo de pele.
Como podemos tratar a pele seca, bom se for o caso das xerodermias mais simples, a hidratação e beber mais líquidos como água, sucos de frutas naturais e água de coco. Na maioria das vezes são eficazes, porém no caso de doenças como a ictiose é necessário tratamentos com drogas sistêmicas e tópicas.

Beijinhos!