quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novo chip pode levar a teste rápido de câncer e Alzheimer no futuro



Cientistas japoneses criaram um pequeno dispositivo portátil que permite detectar a presença de moléculas de microRNA no sangue e em outros fluidos corporais rapidamente, com resultados em cerca de 20 minutos. Esta descoberta pode permitir detectar doenças antes de 'aparecer'.
Os pesquisadores responsáveis por este estudo são do Instituto Riken de Ciência Avançada, responsáveis pelo invento, o sistema é um chip que não precisa de fonte externa de energia e que permite descobrir microRNA em volumes bem pequenos de amostras de sangue ou outros fluidos.

Esta invenção abre caminho para, no futuro, serem criados testes simples para detectar doenças como câncer e o Alzheimer ainda nos estágios iniciais. Uma maravilha não é?!

O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula vital para os seres vivos por atuar na síntese de proteínas.  Já o microRNA, é uma molécula pequena de RNA, com a função de regular a expressão dos genes em uma série de processos biológicos, como a divisão das células, sua diferenciação e sua morte.

O microRNA em fluídos corporais, como o sangue e a saliva, aumenta conforme progridem doenças como câncer e Alzheimer, mostrou este estudo. Este é o efeito que os pesquisadores querem detectar utilizando o dispositivo.

Os cientistas esperam que o microchip, quando aperfeiçoado e com mais pesquisas, possa se tornar um novo método de diagnóstico de doenças e distúrbios em todo o mundo, principalmente em regiões mais pobres do planeta.

É sem dúvida uma novidade excepcional e para um objetivo excelente.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Desvio de Septo Nasal- Saiba mais

Todo mundo já deve ter ouvido falar em desvio de septo, com certeza alguém próximo de você ou você teve. Nada melhor do que começar explicando o que é septo nasal.
Pois bem, é a estrutura que divide o nariz em duas narinas. Formado por ossos (na sua parte posterior) e cartilagem (na porção anterior), é revestido pelo mesmo tipo de tecido que forra internamente o nariz, conhecido por mucosa nasal.

As causas mais comuns para a pessoa ter desvio de septo, seria congênito (presentes ao nascimento ou com esta predisposição), ou em geral (por algum traumatismo nasal).

A pessoa que tem desvio de septo, passa por uma cirurgia corretiva, chamada de septoplastia, com auxílio de anestesia geral, não é local pois é extremamente incômodo além de levar a algum risco de sangramento, no entanto, há quem faça desta maneira. A duração é de algumas poucas horas. O período pós-operatório pode levar de 7 a 10 dias pois a região do nariz é altamente vascularizada e sujeita a sangramentos constantes, coágulos e obstruções, mas a cirurgia é muito simples e se tudo der realmente certo em poucos dias o paciente estará curado. Dependendo da sua evolução após a cirurgia e da rotina do cirurgião, você pode receber alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.O problema de não operar o desvio de septo, é que dependendo do caso, pode haver dificuldade para respirar pelos dois lados do nariz ou de um só. Isto pode causar  sinusites, respiração bucal, cansaço, dificuldade para dormir bem, roncos e babação noturna.

Normalmente, a pessoa não fica com os olhos roxo e nem com o rosto inchado, estes sinais aparecem, em geral,  quando o paciente é submetido a cirurgia plástica nasal (rinoplastia).
Você pode fazer as duas cirurgias juntas (septoplastia e rinoplastia), É possível sim, mas cada caso tem que ser avaliado minuciosamente. Em alguns casos é melhor fazer a septoplastia antes da rinoplastia. Caso seja necessário ou o paciente desejar fazer uma cirurgia plástica na mesma cirurgia, será chamado um cirurgião plástico.

Normalmente não dói nada, a não ser que você bata o nariz mesmo sendo de leve. É importante falar que os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a cirurgia em si. É necessário tomar antibiótico para evitar infecções, é necessário lavar o nariz por dentro, para evitar crostas.

Eu fazendo a cirurgia, é possível voltar o desvio de septo, sim, principalmente na porção cartilaginosa. Geneticamente, existe uma tendência do septo voltar à posição original de antes da cirurgia. Tenta-se fazer por intermédio de técnicas, para que o septo se "esqueça" de sua situação anterior, mas nem sempre isto é possível. Mas estima-se que é em 1% dos caso.

As complicações que podem acontecer durante a cirurgia seria:

  • infecção
  • sangramento nasal
  • perfuração de septo nasal
  • retorno do desvio à sua posição original pré-operatória
  • diminuição do olfato
  • problemas relacionados à anestesia 


Hoje em dia, estes problemas são muito raros, pois o uso de antibióticos profiláticos e cautério nasal previne estas complicações cirúrgicas.
A anestesia geral evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, é bem mais seguro estar num hospital sob anestesia geral do que andando pelas ruas correndo o risco de ser assaltado ou viajando de carro numa estrada em feriados. Podemos dizer que  "cirurgia é cirurgia", assim como "viagem é viagem", com a mesma entonação. Não existe cirurgia "simples". Toda cirurgia é uma viagem...

Você deve-se perguntar se as crianças podem fazer este tipo de cirurgia, sim, porém mais cuidadosamente e economicamente, pois o nariz ainda está crescendo para tomar a sua forma definitiva.





terça-feira, 6 de novembro de 2012

Queda de cabelo - Saiba como tratar

É normal que os fios de cabelo caiam sim, porém apenas 100 fios por dia. Mais se tiver caindo absurdamente e mais de duas semanas, é preciso procurar a causa e tratamento.

Bom, o primeiro inimigo número um seria a a genética e os fatores hormonais. Tanto um quanto o outro podem levar à alopecia androgenética, a calvície. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar apontam que cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam ou vão apresentar algum grau de calvície - os fios vão ficando finos na parte de cima da cabeça, na região da testa, e, dependendo do estágio, chega a dar para ver o couro cabeludo. Existem tratamento para isso, um deles seria o método a laser, acompanhado de meso capilar enzimas que ajudam no crescimento dos fios. Além disso, o transplante de unidade foliculares.

Outras causas podem ser o stress, anemia, alterações na tireoide, dieta pobre em proteína: eles estão por trás do eflúvio telógeno, que é a segunda maior causa de queda capilar. Os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso, antecipando a queda. O tratamento se for causado pelo stress, é necessário seguir uma alimentação balanceada e rica em ferro; se problema for o corte drástico de calorias e de proteína, são indicadas sessões de carboxiterapia, laser de baixa potência e tratamento clínico.

Outro ponto que é responsável pela queda capilar, podem ser os alisamentos e clareamentos. Se for bem feito e respeitar o intervalo dos retoques, o único prejuízo é o ressecamento. Porém, como o alisamento rompe as pontes de hidrogênio e de cisteína do fio para mudar a textura dele, qualquer imprudência pode deixá-lo quebradiço. O ideal é que se faça um teste com um fio de cabelo tirado da nuca, para ver como o seu cabelo ai reagir com o produto, assim você pode evitar danos aos fios.

Por incrível que pareça, os penteados podem danificar os fios também. As tranças coladas no couro cabeludo, dreads e rabos de cavalo apertados traumatizam a fibra capilar causando a queda capilar. É importante maneirar no estica e puxa, não dê tantas voltas no elástico e aumente os intervalos entre os penteados.

Existem também as doenças autoimune, estamos falando da alopecia areata, aquela que faz o cabelo cair de repente, deixando pelada uma área do tamanho de uma moeda de 1 real. Ela ocorre porque o organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar, que deixa de produzir fios. Normalmente atingem pessoas entre 15 e 29 anos. Neste caso, o ideal é apelar para o tratamento a laser, carboxiterapia ou para a infiltração com corticoide.

Muitas pessoas não acreditam porém o secador também é inimigo. A história de que ele arrebenta o fio tem a ver, na verdade, com a força empregada durante a escovação. Você pode reparar que as áreas mais prejudicadas são as de traz da cabeça. O contorno do rosto também se dá mal, já que a gente sempre dá uma caprichada maior para não entregar as verdadeiras raízes. Tem ainda o calor, que pode causar a queda ao queimar o couro cabeludo ou estimular a oleosidade e levar ao aparecimento da caspa. Por isso, tem que maneirar nos puxos, use produtos adequados antes e a pós a escovação, o secador tem ter uma distância de uma palma da cabeça, e sempre que for possível deixe os fios secarem naturalmente.

A gripe, febre alta e infecções podem fazer seu cabelo cair também, por isso reforce o sistema imunológico consumindo alimentos ricos em vitamina C.







segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Faz mal beber água do mar?

Não só faz mal, como mata. O problema é a quantidade exagerada de sais, principalmente cloreto de sódio (o sal de cozinha), que existe na água do mar. Pra você ter uma idéia, apenas 0,9% do nosso sangue é composto por sais, enquanto na água do mar a concentração é de 4%. Se uma pessoa mata a sede bebendo essa água supersalgada, seu intestino recebe uma quantidade de sal muito maior do que a que existe no sangue que circula pelos vasinhos da parede do tubo digestivo. 

Em razão de um processo natural, chamada de osmose -, a solução mais concentrada tende a puxar a água da solução menos concentrada para tentar chegar a um equilíbrio. Como a membrana que compõe os vasos sanguíneos não permite a passagem de partículas sólidas, o sal fica retido no plasma do sangue, deixando-o muito mais concentrado do que o normal. Assim chegasse a desidratação, que, para piorar, faz com que o corpo peça mais água. 

O problema é que a água que pode fazer a concentração do sangue voltar ao normal é a água pura (ou o soro fisiológico, que tem a mesma concentração de sal que o plasma) e não a salgada, que só piora o problema. Os receptores que controlam a sede atuam de acordo com a concentração do sangue. Portanto, funciona basicamente assim, quando há sal demais no plasma, o organismo vai sentir: "Opa, preciso de água". 

Para complicar ainda mais a situação, alguns sais, principalmente o magnésio, irritam a mucosa do intestino, que já está repleto de água. Causando diarréia.

Portanto, se você beber um golinho de água enquanto nada no mar, você não vai morrer, mas vários goles podem colocar sua vida em risco.

Verdades e mitos sobre a ingestão de água

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.

Todos nós sabemos que a água é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir.
Então vamos tirar algumas dúvidas frequentes:

Tomar água gelada queima calorias? Sim. A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo. É chamado de termogênese, produção de mais energia, consequentemente a queima de calorias.

Tomar água em jejum emagrece? Mito. A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação. Quando se bebe água faz com que diminua a sensação de fome, podendo gerar uma gastrite. Neste caso colaboraria com a perda de peso.

Água com gás engorda igual refrigerante? Mito. O que engorda, portanto, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida. Além do refrigerante conter bastante sal, também prejudica a saúde e a boa forma.

Beber água durante a refeição prejudica a digestão? Mito. Não existe estudo que justifique esta afirmação. Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa se sentir mal e poderia prejudicar o processo digestivo.

Beber água faz bem para a pele? Verdade. A ingestão de água é importante para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo, que são expelidas pela urina ou suor. Uma pele bem hidratada elimina essas toxinas com mais facilidade, tendo uma aparência mais saudável.

É preciso beber em média 2 litros de água por dia? Verdade. No entanto, pode ocorrer uma pequena variação de indivíduo para indivíduo. A média diária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros. Vale lembrar que as frutas, verduras e legumes tem água natural também que é de extrema importância.

Devo beber água mesmo sem ter sede? Verdade. Principalmente no inverno a percepção de sede diminui, o que não quer dizer que não se deva beber água. É importante manter o hábito de tomar vários copos ao longo do dia. Quando temos sede é porque nosso organismo já está sentindo a falta do líquido.