quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comer carne vermelha faz mal?

                   
 
Você acha que a carne vermelha faz mal? Então vamos tirar esta dúvida hoje.
 
Comer carne vermelha não faz mal ao coração. Pelo menos o corte magro, sem gordura alguma, quando servido em porções frescas de apenas 150 gramas ao dia. A absolvição do bife acontece depois de longos anos sendo considerado um dos vilões das doenças cardíacas. Estudos recentes, apontam que a carne vermelha, nas condições citadas acima, não eleva os níveis de colesterol, nem traz riscos à saúde cardiovascular.
 
Mas nem por isso a carne vermelha pode ser comparada à carne de peixe, por exemplo. Por um motivo básico: os estudos mostraram que a carne vermelha não faz mal, mas também não agrega benefícios ao coração. Ou seja, ela é neutra. Já a carne de peixe, segundo estudos, teria um efeito protetor, por causa de substâncias como o ômega-3. É importante ainda que se prepare a carne vermelha de maneira adequada. A indicação dos especialistas é o grelhado, já que assim ela é feita sem gordura.
 
A ciência não tem evidência para indicar quantas porções por dia pode ser consumido. Porém sabe-se que pessoas com colesterol alto devem ficar atentos.
 
A gordura no meio das fibras do músculo, chamada marmoreio, é tão prejudicial quanto a gordura externa da carne – e quase impossível de separar na hora do preparo. A carne sem marmoreio tem menos colesterol, porque não há gordura sendo consumida.
 
No Brasil 98% do gado é criado de maneira extensiva, solto no pasto – e, assim, com menos chances de ter marmoreio. O marmoreio acontece quando o gado engorda de maneira rápida, como na criação intensiva, ou de maneira tardia.
 
Você sabia que a carne vermelha, pura, sem gordura, tem apenas 1% a mais de gordura saturada do que a carne de frango sem a pele?!
 
Saiba que a carne vermelha não é a maior vilã das dietas (como é alardeado). Os nutricionistas afirmam que a carne vermelha possui gordura na parte exterior e também entre suas fibras. Então, se for consumida todos os dias e em grande quantidade, realmente ajuda a aumentar o peso. O ideal é ingerí-la de uma a duas vezes por semana. Além de ser fonte de proteína, a carne vermelha é riquíssima em vitamina B12, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e combate a anemia.
 
Além de ter uma digestão demorada, a carne vermelha possui uma toxicidade maior que os outros tipos de carne. Ela tem ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória, que sobrecarrega os rins e aumenta a inflamação do organismo. Mas, assim como qualquer tipo de alimento, se for consumida com moderação, em pequena quantidade e dentro de uma alimentação balanceada, não há o menor problema.
 
A carne mais saudável para quem quer seguir com a dieta e não abre mão de comer um delicioso pedaço de carne, é o filé mignon e a alcatra são boas opções, porque têm menos gordura. A picanha e o cupim são os piores cortes, já que são extremamente gordurosos e podem aumentar o colesterol ruim. Não recomendo para ninguém.
 
 

Inca aponta menor incidência de tipos de câncer em cidades brasileiras

É isso mesmo. O Instituto Nacional do Câncer informou que houve uma queda nas taxas de incidência e mortalidade para alguns tipos dessa doença em diferentes cidades brasileiras. São exemplos o tumor maligno do colo do útero e o câncer de pulmão.
 
No caso do câncer de colo de útero, Curitiba apresentou a maior queda das cidades avaliadas, tanto para o número de casos novos (9,4%) quanto para os óbitos (7,9%). São Paulo e Goiânia também apresentaram quedas significativas (7,4% nos casos e 3,6% nas mortes) e (4,9% e 3,2%), respectivamente.
 
Esta pesquisa se refere a vários períodos. Entre os municípios incluídos no estudo estão São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Palmas, João Pessoa, Jaú (SP), Goiânia, Fortaleza, Curitiba e Aracaju, que já possuem séries históricas que permitem fazer análise de tendências. Os dados desses municípios foram colhidos entre 1987 e 2009, mas não abrangem todo esse período em todas as cidades.
 
Embora os resultados em geral apontem uma queda, em João Pessoa teve aumento nos casos de câncer do colo de útero entre 1999 e 2006. A capital paraibana apresentou aumento de 6,1% na incidência e de 21,3% na mortalidade.
 
A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção persistente pelo papilomavírus humano, o HPV. Se diagnosticada antecipadamente, a doença tem alto índice de cura.
Câncer de Pumão
 
Segundo o Inca, as ações de prevenção ao tabagismo se refletem na redução da incidência do câncer de pulmão em algumas capitais. Entre os homens, o surgimento desse tipo de câncer diminuiu em São Paulo (- 7,2% ao ano), Salvador (-5,7% ao ano) e Curitiba (-3,2 % ao ano). Já a queda de mortalidade mais expressiva aparece em Salvador (-4,5% ao ano), seguida de São Paulo (-2,2%).
 
Câncer de Pele
 
De acordo com o estudo divulgado pelo Inca, o câncer de pele ainda é o que apresenta a maior incidência de casos no Brasil, entre homens e mulheres. Depois dele, as maiores incidências de casos e morte nos homens é do câncer de próstata, e nas mulheres, do câncer de mama.
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Benefícios do limão

                                  


O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas.

O suco de limão é um dos remédios ervais mais subestimados e que, no entanto, apresenta diversos usos e propriedades curativas. Essa fruta não é somente uma fonte de vitamina C, mas também pode prover saúde e longevidade a quem a consome regularmente.

As propriedades antibacterianas do limão tornam essa fruta muito efetiva para o tratamento de várias infecções, incluindo gripe e dores de garganta. Além disso, ela pode ser de grande utilidade para tratar a indigestão, estimular o processo de desintoxicação e melhorar o funcionamento do fígado.
O suco de limão é um agente muito útil para um cuidado dental efetivo. Esse alimento contém cálcio e ajuda a acalmar a dor de dente. Outra aplicação muito comum é no cuidado da pele, no tratamento de queimaduras, eczema e acne. Como contém grandes quantidades de antioxidantes, pode atuar como remédio natural na prevenção de rugas e marcas de expressão.

O consumo regular de suco de limão pode ser de grande ajuda a aqueles que sofrem de hipertensão e outros problemas relacionados. Grande fonte de potássio, a fruta diminui os sintomas de tonturas, estresse mental, dor de cabeça, ansiedade e depressão. Evita ainda a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores". Já existe até citroterapia (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial. O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia.

Outros benefícios desse fruto cítrico são suas habilidades naturais para deter qualquer tipo de sangramento interno e suas propriedades diuréticas, motivo pelo qual é recomendado em casos de ácido úrico e infecções urinárias. Ademais, é utilizado na aromaterapia como relaxante e reduz as chances de ter reumatismo ou artrite.

Comer em jejum o limão funciona?

Acredita-se que as toxinas ficam acumuladas nas paredes intestinais, e isso poderia melhorar ao consumir o limão em jejum, mas não existem estudos científicos ainda que avaliem esta teoria. Mesmo assim, acredita-se que o corpo possui mecanismos que ajudam a desintoxicar e não seria um bom motivo para consumir o limão em jejum.

Como consumi-lo para emagrecer?

Como sempre, você pode consumir o limão em forma de suco. Esprema bem todo o suco do limão, coloque-o num copo e adicione uma xícara de água morna. Beba este suco pela manhã, todos os dias, mas tenha muito cuidado porque pode provocar azia, e inclusive úlcera gástrica. E é claro, NÃO adicione açúcar, nunca!
Se o seu metabolismo está lento, você poderá beber o suco do limão por uns dias, para emagrecer, mas não é recomendado que você consuma o suco de limão em jejum por mais de 10 dias, para evitar azia.

E com gengibre ajuda a emagrecer?

Vamos mostrar primeiro as propriedades do gengibre:
- acelera o metabolismo
- detona a gordura abdominal
- melhora o funcionamento do intestino
- diminui a ansiedade
- aumenta a sensação de saciedade
- ação anti-inflamatória e combate a celulite

Propriedades do limão:
- elimina toxinas do organismo
- é diurético
- diminui o acumulo de gordura
- tira a fome

Qual poder estes dois podem ter juntos?

Ambos tem propriedades emagrecedoras, sendo muito eficientes para quem quer perder peso. A raiz e a fruta podem ser associados a um chá quentinho ou até um suco refrescante. Ótima idéia para o verão!

Ingredientes para fazer o suco de limão com gengibre

- meio limão
- 300ml de água
- 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
- gelo a gosto
- folhas de hortelã

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque as folhas de hortelã para dar mais gosto e arroma.

OBS: esta bebida não é indicada para pessoas que tem estômago sensível, ou com problemas de refluxo ou gastrite.








Empresa japonesa cria moldes de fetos em 3D para pais ansiosos

Uma empresa de engenharia japonesa usa técnicas de computador em 3D para criar modelos em resina de fetos e vendê-los aos pais ansiosos que não aguentam esperar o bebê chegar para mostrar ao mundo como o filho se parece.




Este acima, é Tomohiro Kinoshita, um dos funcionários da companhia Fasotec, mostra um feto de 9 meses feito em duas cores de resina acrílica, na sede da empresa, em Chiba, subúrbio de Tóquio.

A peça tem 9 centímetros de comprimento e está envolta em um bloco transparente que tem o formato do corpo da mãe. O molde é desenhado em uma impressora tridimensional após um exame de ressonância magnética.




Na foto acima, além do molde, há um chaveirinho e uma figura de rosto da criança disponíveis para venda.

Eai o que vocês acharam???




terça-feira, 27 de novembro de 2012

Benefícios do Chá Verde

As pessoas que estão querendo perder um quilinho neste verão ou acelerar o metabolismo precisam adicionar no ser cardápio o chá verde. O sabor dessa bebida é um pouco amargo, mas são tantos os benefícios que vale a pena experimentar. Muitos adotam essa substância por que apreciam o sabor.

A milhares de anos o chá verde é utilizado pelos orientais para a melhora da saúde. O
chá verde é feito com folhas de Camellia Sinensis, os mais atentos sabem que é a mesma erva que dá origem ao chá preto.

O chá verde é bom para a diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, tem ótima ação cicatrizante por uso tópico.

Ele  auxilia na perca de peso por acelerar o metabolismo. Para isso, ingira uma xícara antes do almoço e jantar, além de apreciar a bebida em jejum. Além disso, esse chá é considerado desintoxicante, digestiva e diurética. Isto porque provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica.

Depois de saber de tudo isso não saia correndo a torto e direito bebendo chá verde, o consumo em excesso e o chá muito concentrado pode levar a gastrite, devido à cafeína. O ideal é consumir a bebida em pequenas doses e combinada com um cardápio balanceado.

Benefícios do Álcool

                              



Hoje vamos falar dos efeitos benéficos da ingestão moderada de álcool para a saúde. Pois já falamos aqui dos malefícios que ele pode causar no organismo.

A uma certa dificuldade em sabermos o que é beber pouco, moderadamente ou muito. A definição empírica aceita pela maioria dos médicos é que devem ser considerados consumidores moderados de álcool os homens que bebem o equivalente a 25 gramas da droga por dia. Quem ingere menos ou mais cairia nas categorias dos que bebem pouco ou muito, respectivamente. Nas mulheres esse limite equivaleria a 12,5 gramas, ou seja, a metade dos homens. Duas latinhas de cerveja, dois copos de vinho ou duas doses de bebida destilada, equivalem mais ou menos às 25 gramas de álcool estabelecidas como limite para os homens.

Em 2000, foi publicada uma análise conjunta (meta-análise) de 28 trabalhos sobre o tema. Os dados demonstraram que o risco de ataque cardíaco em homens diminui à medida que o consumo de álcool aumenta de zero para 25 gramas diárias. Nessa dosagem diária, o risco era 20% menor do que o dos abstêmios.

Veja os benefícios do álcool:

- pessoas que bebem moderadamente, apresentam níveis de HDL (“o colesterol protetor”) 10% a 20% mais altos do que os abstêmios;

- o álcool ajuda na circulação no mecanismo de coagulação do sangue, aumentando o tempo de coagulação. Com o sangue menos coagulável, haveria mais dificuldade para a formação de trombos nas artérias coronárias. A ingestão de quantidades maiores de álcool, no entanto, reverte essa relação, favorecendo a coagulação mais rápida e a trombogênese;

-  beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta. Beber muito, ao contrário, aumenta os níveis de glicose no sangue, indicador de aumento de risco para diabetes.

Um estudo feito em 1995, por dinamarqueses mostrou ainda que os bebedores de vinho tinto morriam menos de infartos do que os abstêmios. Muitos viram nesse trabalho evidências de que o vinho tinto teria propriedades antioxidantes inexistentes em outras bebidas, responsáveis pelo efeito protetor.

Encontraram ainda 35% menos de mortes por infarto entre os que tomavam vinho tinto ou branco, comparados aos que bebiam cerveja. Os que tomavam vinho, no entanto, fumavam menos, tinham nível educacional mais alto, praticavam mais exercícios físicos e abusavam do álcool com menor frequência.

Essas diferenças de estilo de vida provavelmente explicam os resultados que sugerem maior eficácia do vinho na prevenção de infartos.

Além de reduzir o risco de ataques cardíacos fatais e não fatais quando usado em dosagem moderada, nenhum outro efeito benéfico do álcool para a saúde foi demonstrado até hoje.