terça-feira, 18 de setembro de 2012

Por que sentimos cócegas?

As cócegas são uma reação de autodefesa do organismo diante de alguma coisa que toca a pele. Os cientistas acreditam que elas sejam uma resposta primitiva do ser humano, existente desde os nossos antepassados. Essa espécie de instinto divertido funcionaria como um alerta para o corpo, estimulando-o a reagir diante de uma situação de perigo, como, por exemplo, uma aranha ou um escorpião andando sobre a pessoa. Além disso, as cócegas também servem como uma manifestação de carinho entre algumas espécies animais, como os macacos. E por que a gente não consegue fazer cócegas em nós mesmos? Simples: porque nosso cérebro sabe quando provocamos um estímulo em nós mesmos e acaba anulando a "sensação de perigo" que dispara as cócegas.

Nossa pele está repleta de receptores táteis, que são terminações nervosas responsáveis não apenas pela captação do estímulo das cócegas mas também de sensações de dor, coceira, frio ou calor.

Algumas áreas do corpo, como as axilas e a planta dos pés, têm uma concentração maior desses receptores. Por isso, são regiões mais sensíveis às cócegas. 

Regiões sensíveis:

Palma das mãos, planta dos pés, abdômen, axilas, nuca, orelha e virilha.

No cérebro, os impulsos nervosos são reconhecidos por uma região do córtex cerebral chamada de giro pós-central. A resposta imediata é um comando que faz a pessoa realizar movimentos bruscos do corpo e dar gargalhadas. Isso é chamado de cócegas.
Dependendo da forma como a pele é tocada nestas regiões, os receptores captam o estímulo e o transformam num impulso nervoso. Percorrendo os feixes nervosos, que são chamados de vias de sensibilidade tátil, chegando no cérebro.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Porque sentimos sono?

Você já se perguntou por sentimos sono? Às vezes ele é bem vindo depois de um  longo dia de Trabalho, às vezes ele não é tão bem vendo assim quando temos muito trabalho pela frente. A verdade é que todos precisam dormir, um bebê dorme mais que uma pessoa adulta, que por sua vez dorme bem mais do que uma pessoa idosa, no mundo animal não é diferente, podemos ver o contraste do Urso que dorme durante grandes períodos no Inverno, ou o peixe que se quer fecha seus olhos. nada ilustra mais a figura do sono do que o famoso gatinho garfield que dedica boa parte do seu dia para dormir.
 
Segundo especialistas, para termos uma vida saudável precisamos dormir um período de pelo menos 8 horas por dia, mas para podermos dormir, precisamos do sono, mas de onde ele vem? E por que geralmente à noite?
O responsável por regularizar o sono é uma substancia química chamada melatonina a produzida pela glândula pineal, localizada na base do cérebro. Essa secreção entra na circulação sanguínea para regular o ciclo responsável por dormir e acordar. Mas como foi dito essa substância é responsável apenas por regular o nosso sono. A substância responsável pelo sono ainda é um mistério para ciência, o que existe são apenas especulações ao respeito da possibilidade de ser um ácido graxo, similar a um dos componentes das membranas celulares, mas nada ainda é comprovado, apenas o fato que precisamos dormir.
 
Dormir é essencial para manter uma mente bem equilibrada e saúde do corpo. Dormir permite seu corpo renovar-se a si mesmo e obter melhores condições de cura. O descanso fortalece o sistema imunológico e pode adicionar anos à sua vida. Com um sono inadequado ou insuficiente ocorre uma exigência muito grande do corpo utilizar as fontes de energia de reserva. Se você vive isto habitualmente, pode esperar ter pouca resistência para as doenças e estresse. Deus em seu maravilhoso amor nos deu um remédio que está ao alcance de todos, basta uma algumas horinhas para ficarmos renovados e prontos para mais um dia de trabalho.
 
Durma bem Cuide bem do seu corpo, ele é valioso e pertence a Deus.