quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como tratar cabelos quebrados e com pontas?

Cabelos quebrados, e com pontas duplas requer cuidados. Hidratar os cabelos significa literalmente devolver água para os fios. Mas hoje, para tratar os cabelos quebrados, é preciso muitas vezes também fazer tratamentos à base de vitaminas, proteínas ou aminoácidos. Isso porque, mais do que água, os cabelos precisam de "comida", ou seja, de uma reconstrução.

Cabelo com os fios muito quebradiços são sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, e pontas duplas, quer dizer sinal de pouca água.

O cabelo é formado por 80% queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e a pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis. Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e mais alguns componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez.

Quando uma pessoa usa substâncias que penetram nas camadas mais profundas dos cabelos, a hidratação é mais eficaz e tem maior duração. Se for aplicado algo apenas na camada superficial, o composto sairá logo na primeira lavagem. Os cremes servem como um veículo de nutrientes, e a aplicação pode ser feita uma vez por semana, principalmente se os cabelos estiverem danificados.


No mercado, há produtos para hidratar os fios e também para recuperar a estrutura deles. Algumas máscaras são de 3 minutos, outras de 15 minutos e outras devem ser usadas por uma noite inteira.


Tratamentos com vitaminas A e E, por exemplo, revitalizam a parte externa dos fios, dão equilíbrio hídrico, brilho e diminuem as pontas duplas.


Uma boa dica, é o óleo de agran, um poderoso hidratante, originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo.

Outra opção para dar mais vida aos cabelos, seria vinagre, abacate e cenoura. Dissolva o vinagre de maçã em água (duas colheres de sopa do produto para um litro de água). A dica é aplicá-lo após o condicionador, no último enxágue do banho.




                                      




Clínica Dermatológica Dra. Melissa Martins Fuzaro
Al. Ministro Rocha Azevedo, 183






terça-feira, 8 de maio de 2012

Olhos castanhos "protegem" contra tipo de câncer de pele



CURIOSIDADE:


Você sabia que pessoas que tem olhos castanhos tem menor chance de contrair melanoma, um  tipo agressivo de câncer de pele. O estudo foi publicado pela revista científica “Nature Genetics”, no domingo. 


O objetivo dos pesquisadores, era estudar o vitiligo, uma doença que causa perda de pigmentos, formando manchas claras na pele e nos cabelos. Na pesquisa, eles descobriram que as pessoas com olhos claros correm menor risco de ter essa doença. 
Algumas das variações genéticas que aumentam a probabilidade de que uma pessoa tenha vitiligo diminuem a do melanoma, e vice-versa.


O vitiligo é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do corpo provoca a perda de pigmento. Pessoas com vitiligo também têm maior risco desenvolver outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1 e lúpus.