quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nozes pode ajudar a fertilidade masculina

Os médicos mostram que nozes pode ajudar na fertilidade masculina. Pode até ser que abrir uma casca de nozes reforce o sentimento de masculinidade de um pai de família, mas esse não foi o objeto dos estudos para os pesquisadores. Na universidade da Califórnia, em Los Angeles, analisou foi o papel das chamadas gorduras "poli-insaturadas" na reprodução. Essas gorduras aumentam o colesterol bom e reduzem o ruim. Um exemplo é o ômega-3, no qual as nozes são muito ricas.

Os especialistas já sabiam que essa substância era importante para o desenvolvimento dos espermatozoides. No estudo, descobriram que as nozes têm potencial para melhorar a vitalidade, a agilidade e a forma das células reprodutivas masculinas.

Esta pesquisa foi feita com 117 homens com entre 21 e 35 anos, dentro de uma dieta considerada normal para os padrões americanos. Foram divididos em dois grupos – um não poderia comer nenhum tipo de castanha ao longo de três meses e o outro deveria ingerir 75 gramas de nozes por dia pelo mesmo período.

O esperma e o sangue desses homens foram comparados antes e depois da experiência. A diferença clara nos níveis de ômega-3 se traduziu em espermatozoides mais eficazes. Além disso, também foram registradas menos alterações nos cromossomos dessas células, que podem gerar problemas congênitos para o feto.

Apesar dos resultados, os pesquisadores não sabem dizer se a noz poderia ajudar a tratar a infertilidade em homens na mesma faixa etária. Estudos mostram que, recentemente, a poluição e os hábitos de vida modernos levaram à redução da qualidade do sêmen dos homens nos países industrializados.

Por tanto, ter hábito saudável é o caminho mais fácil.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Chocolate pode ajudar a manter saúde mental dos idosos

É isso mesmo, estudos mostram que as substâncias do chocolate amargo e do vinho tinto,  pode ajudar a evitar doenças como demência e Alzheimer. Fazendo com que o idoso tenha uma mente saudável.

Estudos mostram que comer um pedaço de chocolate por dia pode ajudar pessoas com mais de 70 anos a evitar essas doenças.

O chocolate amargo é rico em uma substância chamada “flavonoide”, que também é encontrada em outros alimentos, como uvas e o vinho tintoO chocolate ao leite também tem flavonoides, mas em menor quantidade além disso, ele também tem mais gordura.

Os cientistas já sabiam que essa substância é benéfico para a saúde do coração e que ele tem uma ação anti-inflamatória. Eles ainda estão pesquisando a  possível ligação entre está substância e a proteção contra o câncer.

A pesquisa realizada com 90 idosos saudáveis e mostra que os flavonoides agem também no cérebro, fortalecendo os neurônios e, com isso, protegendo a memória. Os cientistas também acreditam que eles ajudam no fluxo de sangue no cérebro. 

A pesquisa mostra ainda que a cognição dos participantes do estudo melhorou, assim como a memória e a agilidade mental. Os voluntários que consumiram mais flavonoides tiveram os melhores índices. Além disso, a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue também melhoraram.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

O tempo seco afeta a saúde

Todo mundo já sabe que durante o inverno existe uma série de transmissão de doenças. Principalmente no sistema respiratório. O frio tem uma enorme participação nesse processo, mais ele não atua sozinho. Nesta época do ano, o ar fica mais seco, e isso também causa uma série de problemas para o corpo. Além disso, pode ressecar a pele.

Algumas dicas importantes para lidar com o ar seco:

Vaporizadores: para aliviar o ressecamento nas vias respiratórias, é bom usar um vaporizador. Na falta dele, você pode substituí-lo por toalhas molhadas espalhadas pela casa e bacia com água. Porém o efeito vai ser menor, já que o processo de evaporização vai ser lento.

Beber bastante líquido: isso mesmo, beber bastante água, principalmente para que faz esportes ou qualquer atividade física. Se o ar estiver realmente seco, pode usar soro fisiológico para hidratar os olhos e nariz.

No trabalho ou até mesmo em casa: evitar usar ar condicionado, pois isso deixa o ar mais seco.

Preso no congestionamento: neste caso não tem jeito, há poluição. Então deve fechar os vidros e ligar o ar condicionado. A poluição que sai dos carros e caminhões resseca bem mais as vias aéreas do que o ar condicionado.

Poeira em casa: procure manter a casa limpa, longe de poeira. Quem é alérgico deve evitar cobertores com pelos. Vale lavar as mantas e deixá-las no sol para secar. Assim como blusas de lã e cobertores.

Banho curto: evite banhos demorados e quentes. No ar seco, a tendência é ressecar a pele.


Quem tem alergia fica bem mais exposto a esses agentes. Uma consequência comum dessas infecções e alergias é a rinite, uma inflamação da mucosa do nariz. Nesses casos, o corpo passa a produzir mais coriza, o que obstrui a passagem do ar e deixa o nariz escorrendo. A irritação da mucosa também pode gerar sangramento no nariz.
Outra reação comum é a asma, que se manifesta nos pulmões. Durante as crises, ocorre uma inflamação das vias aéreas dentro do corpo. Os brônquios, que levam o ar até os pulmões, ficam mais estreitos, o que dificulta a respiração.
Crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória são os grupos mais vulneráveis aos problemas impostos pelo ar seco e precisam redobrar os cuidados nesta época.
Beijinhos!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Orgasmo ajuda a previnir doenças físicas e mentais

Curiosidade! Você sabiaAusência do prazer sexual pode provocar enfermidades além de deixar as pessoas mal-humoradas.

Mais quais seriam os benefícios para a saúde? 

Os cientistas dizem que o orgasmo é importante porque é a satisfação de um dos instintos mais importantes do ser humano, que é o sexual. Além disso, problemas de cunho social ou profissional estão vinculados à insatisfação sexual. Como por exemplo, a ansiedade é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do orgasmo. E também, fisiologicamente, a descarga de muitas tensões que o ser humano acumula se produz por meio do orgasmo.

Médicos afirmam que há outros benefícios do orgasmo, porque todo o sangue oxigenado que flui pelo corpo chega aos microssensores da pele e vai para os órgãos, fazendo com que tenha um impacto em todo o organismo.

A pesquisa mostrou como a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, relacionado às emoções e à personalidade de cada pessoa. Por isso, que os estudos mostram que o orgasmo é uma parte essencial de uma personalidade sadia. A ausência do prazer sexual torna a pessoa irritada, triste, rabugenta e até mesmo com dificuldade para sorrir, abrindo portas para diversas doenças.

Beijinhos