sábado, 15 de setembro de 2012

Comer gordura na 'hora certa' pode emagrecer

Parece loucura né? Mais um estudo mostrou que comer gordura na hora certa pode  emagrecer. Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, dizem que uma dieta rica em gordura em horários controlados pode emagrecer sim. Isso porque as refeições com horário controlado pode modificar o metabolismo e impede o obesidade.
 
Essa prática também pode fazer com que o metabolismo não acumule a gordura ingerida e, sim, utilize-a para produzir energia. Os pesquisadores disseram que aperfeiçoar o metabolismo pelo agendamento cuidadoso das refeições, sem limitar o conteúdo do cardápio diário, pode ser usado como uma ferramenta terapêutica para prevenir a obesidade nos seres humanos.
 
Pesquisas anteriores afirmavam que alimentar mamíferos com uma dieta rica em gordura prejudica o metabolismo e leva à obesidade. No entanto, os cientistas israelenses queriam determinar o efeito de combinar alimentos gordurosos com um controle rígido do horário e da duração das refeições. A hipótese estudada era de que comer sempre na mesma hora regularia o relógio biológico e reduziria os efeitos da gordura, que, em circunstâncias normais, causaria obesidade.
 
Que fique bem claro que ninguém está dizendo que comer gordura toda hora fará com que você emagreça. O estudo feito foi bem claro, comer gordura na hora certa pode emagrecer.
 
Se você está com problema de emagrecimento, é importante procurar um profissional qualificado para te orientar de uma forma saudável e sem abrir mão de comer o que gosta. Porque saúde é sempre em primeiro lugar!
 
Eu indico a Dra. Adriana Pesssoa endrocrinologista e ama o que faz. O blog dela é super interessante, e dá dicas de como comer coisas saudáveis e saborosas. Porque é para quem ama comer e não abre mão de ser saudável.

Adoro o blog: http://vidaintegralporadrianapessoa.com/ 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uso de maconha pode aumentar risco de câncer no testículo

Você sabia?!
 
Um estudo feito nos EUA mostrou que o uso regular da maconha pode aumentar em até duas vezes o risco dos homens desenvolverem câncer no testículo.
O número de casos de câncer de testículo vem aumentando no mundo nos últimos anos e é um dos tumores mais comuns em jovens entre 15 e 45 anos. A pesquisa mostrou também como a exposição a fatores ambientais pode ter levado ao aumento do número de casos da doença.
Apesar do câncer nesta região ser maligno, há tratamento. Porém, vale lembrar que a maconha de hoje em dia não é a mesma maconha dos anos 70. Hoje ela é geneticamente modificada e tem 20 vezes mais componente alucinógeno, então o efeito é 20 vezes mais potente.

É preciso tomar cuidado. Ter hábitos saudáveis, e não adquirir maus hábitos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Comer peixe e frutos do mar melhora leitura de crianças

Você sabia disso? Comer peixe e frutos do mar melhora leitura de crianças?? É isso mesmo, um estudo feito com alunos britânicos com baixo desempenho, tomaram cápsulas de Ômega-3.
 
Quem nunca ouviu a avó dizer que peixe faz bem para a "cuca", agora com Ômega-3, um tipo de gordura boa encontrado em peixes de água fria e frutos do mar,pode melhorar a leitura e o comportamento de crianças com baixo desempenho.
 
Para os vegetarianos, que a princípio não se beneficiariam disso, uma boa notícia: algas, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), folhas escuras e castanhas também contêm esse ácido graxo, também foi visto resultados.
 
Os estudantes que participaram deste estudo, eram cerca de 362 crianças entre 7 e 9 anos de idade, em escolas públicas tradicionais do condado de Oxfordshire, a cerca de 90 quilômetros de Londres. Eram crianças saudáveis, mas apresentavam um rendimento considerado baixo em testes de leitura. Após quatro meses de suplementação diária de 600 mg de ômega-3, por meio de cápsulas com óleo de algas marinhas, eles conseguiram acompanhar os demais colegas.
 
Foi realizado outras pesquisas, aonde já haviam comprovado os efeitos positivos desse tipo de gordura insaturada em crianças com dislexia, falta de coordenação e transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Porém, este estudo foi o primeiro a mostrar resultados tão positivos na população escolar geral.
 
Os pesquisadores ainda pretendem fazer novos estudos, para ver uma amostragem maior de crianças com dificuldades de aprendizado.
 
Muito legal não?! Espero que tenham gostado.