terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cirurgia de redução de estômago é rejeitada pelo Conselho de Medicina

Desde que foi noticiado está prática de cirurgia de redução de estômago, formou uma uma grande polêmica sobre este assunto. Porém agora, foi declarado que tal prática não é incluída na lista de procedimentos regulamentados pelo órgão.
Está cirurgia chamada de gastrectomia vertical, foi criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula, que considerava experimental e prometia a cura de diabetes.
Ficou conhecida em 2009 depois que o apresentador Fausto Silva declarou em seu programa que havia se submetido a uma operação de redução de estômago para perder peso e curar a diabete, aonde já nesta época foi divulgado que está técnica não era regulamentada e por isso não poderia ser realizada.
Consta que cerca de 700 pacientes se submeteram a está técnica. Alguns casos divulgados mostraram que pessoas que fizeram a cirurgia e não tinham diabetes, desenvolveram uma fístula do estômago.
Um caso famoso, é Felippe Hernandes, filho de Estevam e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo. Ele foi operado pelo cirurgião em 2009. Desde então, está internado em estado grave, sem perspectivas de melhora.
Por fim, esta decisão põe um ponto final na discussão em torno do assunto, pelo menos até que sejam apresentados estudos que comprovem sua eficácia e segurança. O cirurgião responsável Áureo Ludovico de Paula foi denunciado ao Ministério Público por familiares de pacientes que sofreram complicações graves após a cirurgia.

E você? Qual a sua opinião sobre a cirurgia de redução de estômago?



Nenhum comentário:

Postar um comentário