terça-feira, 18 de outubro de 2011

PELE SECA - SAIBA COMO CUIDAR

A pele seca tem um aspecto craquelê, ou seja, de rachadura, mesmo que não seja profunda. A pele que tem uma hidratação natural satisfatória tem uma coloração uniforme e não é muito mais espessa nas áreas de dobras (cotovelos e joelhos) que nas outras áreas.
Com qual idade a pele pode ficar seca, sendo desde o nascimento, inclusive existe doença como a ictiose, em que as crianças têm um déficit de hidratação de pele que dura toda a vida. Também pode se iniciar com o avançar da idade. É muito comum xerodermia (pele seca) nos idosos, pois diminuem a ingestão de água e a produção de hormônios sexuais.
A ausência de agua no organismo pode deixar a pele seca também. A ingestão de água é fundamental para a hidratação, assim como a aplicação de agentes hidratantes exógenos.
Então qual seria a pele ideal?? A pele muito seca gera prurido (coceira) e pode vir a ter até fissuras, ferimentos que favorecem as infecções secundárias. O ideal é o meio-termo, mesmo que para isso se tenha que aplicar hidratantes e manter uma boa ingestão de água, pelo menos 2 litros por dia. Já falamos aqui da importância de ingerir agua.
A pele seca pode ser um problema genético?? Sim. A ictiose citada é uma doença congênita em que há uma replicação celular muito rápida e um déficit na síntese do manto hidrolipídico (hidratação natural da pele) pelas glândulas sebáceas, necessária para suprir essa replicação, gerando uma pele extremamente ressecada.
O frio exagerado, a exposição ao sol, ao mar são exemplos de situações que favorecem o ressecamento da pele. O hipertireoidismo é uma doença que pode gerar um ressecamento na pele. A menopausa é uma causa fisiológica que pode gerar xerodermia (ressecamento da pele).
É importante lembrar que o ideal é que cada hidratante seja indicado ou formulado por um dermatologista de forma específica para cada tipo de pele.
Como podemos tratar a pele seca, bom se for o caso das xerodermias mais simples, a hidratação e beber mais líquidos como água, sucos de frutas naturais e água de coco. Na maioria das vezes são eficazes, porém no caso de doenças como a ictiose é necessário tratamentos com drogas sistêmicas e tópicas.

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário