quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pedalar - Saiba seus benefícios!

World Bike Tour 19 (Foto: Luciana Bonadio/G1)Neste feriado que teve de 458 anos de São Paulo, as pessoas que participaram deste evento, de andar de bicicleta, demonstraram com saúde como comemorar o aniversário da cidade.
Essa pratica esportiva, protege as articulações, além de desenvolver os músculos e sua capacidade. A bicicleta se torna um método ótimo para ter estes excelentes resultados.
O exercício trabalha diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna. Vale lembrar que até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo.

O ideal é que, ao pedalar, a pessoa não ultrapasse a frequência cardíaca máxima. Faça a seguinte conta: 220 menos a sua idade – esse é o seu limite. Se chegar até ele, diminua a intensidade para proteger seu coração. A frequência recomendada deve ficar entre 70% e 80% da máxima.

Os médicos aconselham também não pedalar em alta velocidade nem em marchas mais pesadas por longos períodos, pois isso pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e causar lesões. Além disso, mantenha sempre os braços relaxados e não trave os cotovelos. Essa técnica ajuda a absorver o impacto contra lombadas e buracos das ruas.

É de extrema importância o uso de equipamentos de segurança, coloque iluminação branca na frente e vermelha piscante atrás da bicicleta, além do uso do capacete e das luvas.
Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório, além de ser uma segurança do ciclista. Quando não existir, pedale no acostamento ou na faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. Faça sinais de mão para alertar os motoristas sobre as mudanças de direção que você pretende fazer. Lembre-se sempre de que a bicicleta é um veículo, portanto, é preciso conhecer e obedecer a todos os sinais de trânsito.

Essas dicas tornam seu passeio mais saudável!

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário