quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dê um cala-boca no câncer oral

Muitos não sabem, mais o îndice de câncer oral tem crescido no planeta. Principalmente entre adultos e jovens. O grande responsável por esse crescimento é o o vírus HPV. Outros grandes vilões são o cigarro e o álcool, e quando se juntam a chance de aumentar é 30 vezes maior.
Como sempre quando é feito um diagnóstico precoce existe a chance de cura. Uma dieta equilibrada, é essencial nessa luta. O consume de legumes e verduras previne o câncer. Porém pessoas que tem hábito de consumir churrasco ou carne grelhada mais do que 2 vezes por semana, pode contribuir o surgimento da doença. Isto acontece, porque os agentes cancerígenos ficam impregnados na carne.
Outro ponto é o descuido da higiene bucal,  escova e fio dental, já se sabe, precisam entrar em ação pelo menos três vezes ao dia. Mas é preciso evitar o uso indiscriminado de enxaguatórios bucais com álcool na fórmula, pois eles podem disparar o problema.
É preciso fazer o exame clínico, essa ainda sem dúvida é a melhor maneira de saber se está havendo alguma alteração .Apagar o cigarro de vez, diminuir o consumo de álcool e usar protetor labial, evitando os estragos da ação do sol.

Dica: É fundamental procurar o dentista ou o médico quando alguns sintomas persistem por mais de duas semanas. Os mais comuns são lesões e feridas que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na gengiva e na língua e carocinhos nas bochechas. Atente também para a dificuldade para mastigar e engolir. 

As regiões que são mais frequentes é a língua, no assoalho (embaixo da língua) e no palato, o céu da boca. Mas eles ocorrem também nos lábios, na mucosa, na gengiva e nas amígdalas. 
Além disso, dentes fraturados e próteses mal adaptadas aumentam as chances de surgimento de tumores, isto acontece porque as bactérias existentes nesses locais failitam a ação de substâncias cancerígenas. Por isso, que uma boa escovação previne contra o câncer de boca.

CURIOSIDADES:

- Você sabia que o fumo é responsável por cerca de 42% de mortes pela doença.
Segundo estimativas do Inca, o Brasil terá 14 170 casos da doença em 2012, sendo 9 990 em homens e 4 180 em mulheres.
Esse tipo de câncer é o 4º mais frequente na Região Nordeste.


Espero que esteja fazendo a sua parte!

Beijinhos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário