Como muitos já sabem, a dificuldade de ter filhos é causada por diversos motivos. Como estudos já mostraram na metade das vezes o problema está na mulher. Apenas 35% dos casos são os homens que apresentam algum problema. Nos outros casos, ou não há um motivo aparente ou pode ser alguma causa mais rara.
A endometriose é considerada hoje a principal causa de infertilidade. O endométrio é a mucosa que reveste a camada interna do útero. Na endometriose, essa mucosa se forma em outras partes do corpo. A doença causa uma alteração hormonal, o que faz com que a mulher ovule menos. As trompas, que ligam o ovário ao útero, tendem a grudar em outros órgãos e ficar estáticas, o que dificulta a chegada dos óvulos. E mesmo quando o óvulo é fecundado e chega ao útero, ele tem dificuldade para se fixar na parede do útero.
O exame que identifica a doença é chamado de histeroscopia. Ele permite ver dentro do útero e identificar também problemas como o pólipo e o mioma.
Em alguns casos, a endometriose pode ser resolvida com uma cirurgia, chamada laparoscopia.
As mulheres que tem trompas obstruídas também tendem a fazer este tipo de cirurgia, ou ainda, quem tem aderências intestinais que atrapalhem a fecundação.
Nas mulheres que não têm a doença, em que o endométrio é formado dentro do útero, ele é naturalmente expelido a cada vez que não ocorre a gravidez – chamado de menstruação. Podendo vir com dor, a famosa cólica mestrual.
Mais será que cólica é normal? Sim. Porém a cólica deixa de ser normal quando impossibilita a mulher de exercer suas atividades normais do cotidiano ou quando dura mais de três dias. Nesses casos, o melhor é procurar um médico, pois ela pode ser o sinal de algum problema – como a própria endometriose.
O estresse e excesso de peso, tendem refletir em quase todas as funçoes do corpo humano. E também tem seu efeito na fertilidade, pois alteram as taxas de hôrmonios que são responsáveis pela reprodução. Mulheres muito magras também podem apresentar dificuldade em engravidar, pois a falta de gordura no corpo inibe a produção de hormônios essenciais na reprodução, como o estrógeno.
Nos homens a preocupação com a estética exagerada também pode causar infertilidade. O uso de anabolizantes prejudica o funcionamento dos testículos, causando baixa produção de espermatozoides e capacidade de fecundação.
Já o estresse causa infertilidade porque bloqueia a comunicação hormonal e interfere no processo de ovulação das mulheres. Nos homens, causa problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozoides.
Qualquer sintoma anormal, procure seu ginecologista e faça exames!
Beijinhoooos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário