segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dor de Cabeça e AVC - Relação

Muitas pessoas tem dúvida se a dor de cabeça muito forte pode ter ligação com AVC. Já houve casos em que a pessoa começou a sentir uma dor muito intensa e diferente, e seu braço adormeceu. Tem vários tipos de AVC, neste caso relatado, foi uma hemorragia por causa da má formação de uma artéria no cérebro, sendo uns dos tipos de AVC. Mas na maioria dos casos, não há sangramento. O AVC é causado pelo entupimento de artérias provocado pelo acúmulo de gordura ou por doenças do coração que geram coágulos. Quando eles se deslocam bloqueiam o fluxo de sangue para o cérebro. Aquela área fica sem oxigenação e para de funcionar. 

Alguns neurologistas afirmam, que dor de cabeça muito forte aparece mais quando há uma hemorragia no cérebro.



Os sintomas mais comuns, podem ser: dormência de um lado do corpo, alteração do tato, sendo diferente o toque, a alteração da força, quando a mão fica fraca, a perna fica fraca, a pessoa começa a mancar, tendo dificuldade na fala, e na compreensão.

Se uma pessoa ao seu lado sentir algum desses sintomas, você pode fazer o seguinte teste:

Pedir pra a pessoa contar de um até dez; dizer os nomes dos familiares; deixar os braços estendidos e levantados diante do corpo, de olhos fechados, durante dez segundos. E pedir para alguém observar se um dos braços está mais baixo do que o outro. 

Se a pessoa não passar neste teste, ela pode estar tendo um AVC. Os médicos orientam que nunca se deve esperar o dia seguinte para procurar um hospital. Isto porque o cérebro, diferente dos outros orgãos, e do próprio coração, ele tem pouca resistência, após três horas, o cérebro já tem uma lesão existente. As pessoas que são vítimas do AVC, são levadas para os hospitais gerais, isto porque tem pronto socorro. Logo após a alta do hospital, deve ser encaminhada para um centro de reabilitação. Este tipo de intervenção é fundamental para evitar sequelas.

O AVC pode deixar várias sequelas, na linguagem, na fala, na escrita, no movimento do corpo, um lado do corpo, algumas vezes na leitura, na memória, na atenção, no cálculo.

Um dos métodos de recuperação, é feito através de atividades na água, com fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional.

Sem dúvida dá para se evitar este tipo de doença. Como controlando a pressão arterial, controlar o colesterol, mudar o hábito de vida como o sedentarismo, ter uma alimentação adequada, e o fumo e as drogas de uma maneira em geral.

Beijinhos!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário