Todo mundo já sabe que durante o inverno existe uma série de transmissão de doenças. Principalmente no sistema respiratório. O frio tem uma enorme participação nesse processo, mais ele não atua sozinho. Nesta época do ano, o ar fica mais seco, e isso também causa uma série de problemas para o corpo. Além disso, pode ressecar a pele.
Algumas dicas importantes para lidar com o ar seco:
Vaporizadores: para aliviar o ressecamento nas vias respiratórias, é bom usar um vaporizador. Na falta dele, você pode substituí-lo por toalhas molhadas espalhadas pela casa e bacia com água. Porém o efeito vai ser menor, já que o processo de evaporização vai ser lento.
Beber bastante líquido: isso mesmo, beber bastante água, principalmente para que faz esportes ou qualquer atividade física. Se o ar estiver realmente seco, pode usar soro fisiológico para hidratar os olhos e nariz.
No trabalho ou até mesmo em casa: evitar usar ar condicionado, pois isso deixa o ar mais seco.
Preso no congestionamento: neste caso não tem jeito, há poluição. Então deve fechar os vidros e ligar o ar condicionado. A poluição que sai dos carros e caminhões resseca bem mais as vias aéreas do que o ar condicionado.
Poeira em casa: procure manter a casa limpa, longe de poeira. Quem é alérgico deve evitar cobertores com pelos. Vale lavar as mantas e deixá-las no sol para secar. Assim como blusas de lã e cobertores.
Banho curto: evite banhos demorados e quentes. No ar seco, a tendência é ressecar a pele.
Quem tem alergia fica bem mais exposto a esses agentes. Uma consequência comum dessas infecções e alergias é a rinite, uma inflamação da mucosa do nariz. Nesses casos, o corpo passa a produzir mais coriza, o que obstrui a passagem do ar e deixa o nariz escorrendo. A irritação da mucosa também pode gerar sangramento no nariz.
Outra reação comum é a asma, que se manifesta nos pulmões. Durante as crises, ocorre uma inflamação das vias aéreas dentro do corpo. Os brônquios, que levam o ar até os pulmões, ficam mais estreitos, o que dificulta a respiração.
Crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória são os grupos mais vulneráveis aos problemas impostos pelo ar seco e precisam redobrar os cuidados nesta época.
Beijinhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário