Todo mundo já deve ter ouvido falar em desvio de septo, com certeza alguém próximo de você ou você teve. Nada melhor do que começar explicando o que é septo nasal.
Pois bem, é a estrutura que divide o nariz em duas narinas. Formado por ossos (na sua parte posterior) e cartilagem (na porção anterior), é revestido pelo mesmo tipo de tecido que forra internamente o nariz, conhecido por mucosa nasal.
As causas mais comuns para a pessoa ter desvio de septo, seria congênito (presentes ao nascimento ou com esta predisposição), ou em geral (por algum traumatismo nasal).
A pessoa que tem desvio de septo, passa por uma cirurgia corretiva, chamada de septoplastia, com auxílio de anestesia geral, não é local pois é extremamente incômodo além de levar a algum risco de sangramento, no entanto, há quem faça desta maneira. A duração é de algumas poucas horas. O período pós-operatório pode levar de 7 a 10 dias pois a região do nariz é altamente vascularizada e sujeita a sangramentos constantes, coágulos e obstruções, mas a cirurgia é muito simples e se tudo der realmente certo em poucos dias o paciente estará curado. Dependendo da sua evolução após a cirurgia e da rotina do cirurgião, você pode receber alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.O problema de não operar o desvio de septo, é que dependendo do caso, pode haver dificuldade para respirar pelos dois lados do nariz ou de um só. Isto pode causar sinusites, respiração bucal, cansaço, dificuldade para dormir bem, roncos e babação noturna.
Normalmente, a pessoa não fica com os olhos roxo e nem com o rosto inchado, estes sinais aparecem, em geral, quando o paciente é submetido a cirurgia plástica nasal (rinoplastia).
Você pode fazer as duas cirurgias juntas (septoplastia e rinoplastia), É possível sim, mas cada caso tem que ser avaliado minuciosamente. Em alguns casos é melhor fazer a septoplastia antes da rinoplastia. Caso seja necessário ou o paciente desejar fazer uma cirurgia plástica na mesma cirurgia, será chamado um cirurgião plástico.
Normalmente não dói nada, a não ser que você bata o nariz mesmo sendo de leve. É importante falar que os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a cirurgia em si. É necessário tomar antibiótico para evitar infecções, é necessário lavar o nariz por dentro, para evitar crostas.
Eu fazendo a cirurgia, é possível voltar o desvio de septo, sim, principalmente na porção cartilaginosa. Geneticamente, existe uma tendência do septo voltar à posição original de antes da cirurgia. Tenta-se fazer por intermédio de técnicas, para que o septo se "esqueça" de sua situação anterior, mas nem sempre isto é possível. Mas estima-se que é em 1% dos caso.
As complicações que podem acontecer durante a cirurgia seria:
- infecção
- sangramento nasal
- perfuração de septo nasal
- retorno do desvio à sua posição original pré-operatória
- diminuição do olfato
- problemas relacionados à anestesia
Hoje em dia, estes problemas são muito raros, pois o uso de antibióticos profiláticos e cautério nasal previne estas complicações cirúrgicas.
A anestesia geral evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, é bem mais seguro estar num hospital sob anestesia geral do que andando pelas ruas correndo o risco de ser assaltado ou viajando de carro numa estrada em feriados. Podemos dizer que "cirurgia é cirurgia", assim como "viagem é viagem", com a mesma entonação. Não existe cirurgia "simples". Toda cirurgia é uma viagem...
Você deve-se perguntar se as crianças podem fazer este tipo de cirurgia, sim, porém mais cuidadosamente e economicamente, pois o nariz ainda está crescendo para tomar a sua forma definitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário