terça-feira, 6 de novembro de 2012

Queda de cabelo - Saiba como tratar

É normal que os fios de cabelo caiam sim, porém apenas 100 fios por dia. Mais se tiver caindo absurdamente e mais de duas semanas, é preciso procurar a causa e tratamento.

Bom, o primeiro inimigo número um seria a a genética e os fatores hormonais. Tanto um quanto o outro podem levar à alopecia androgenética, a calvície. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar apontam que cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam ou vão apresentar algum grau de calvície - os fios vão ficando finos na parte de cima da cabeça, na região da testa, e, dependendo do estágio, chega a dar para ver o couro cabeludo. Existem tratamento para isso, um deles seria o método a laser, acompanhado de meso capilar enzimas que ajudam no crescimento dos fios. Além disso, o transplante de unidade foliculares.

Outras causas podem ser o stress, anemia, alterações na tireoide, dieta pobre em proteína: eles estão por trás do eflúvio telógeno, que é a segunda maior causa de queda capilar. Os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso, antecipando a queda. O tratamento se for causado pelo stress, é necessário seguir uma alimentação balanceada e rica em ferro; se problema for o corte drástico de calorias e de proteína, são indicadas sessões de carboxiterapia, laser de baixa potência e tratamento clínico.

Outro ponto que é responsável pela queda capilar, podem ser os alisamentos e clareamentos. Se for bem feito e respeitar o intervalo dos retoques, o único prejuízo é o ressecamento. Porém, como o alisamento rompe as pontes de hidrogênio e de cisteína do fio para mudar a textura dele, qualquer imprudência pode deixá-lo quebradiço. O ideal é que se faça um teste com um fio de cabelo tirado da nuca, para ver como o seu cabelo ai reagir com o produto, assim você pode evitar danos aos fios.

Por incrível que pareça, os penteados podem danificar os fios também. As tranças coladas no couro cabeludo, dreads e rabos de cavalo apertados traumatizam a fibra capilar causando a queda capilar. É importante maneirar no estica e puxa, não dê tantas voltas no elástico e aumente os intervalos entre os penteados.

Existem também as doenças autoimune, estamos falando da alopecia areata, aquela que faz o cabelo cair de repente, deixando pelada uma área do tamanho de uma moeda de 1 real. Ela ocorre porque o organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar, que deixa de produzir fios. Normalmente atingem pessoas entre 15 e 29 anos. Neste caso, o ideal é apelar para o tratamento a laser, carboxiterapia ou para a infiltração com corticoide.

Muitas pessoas não acreditam porém o secador também é inimigo. A história de que ele arrebenta o fio tem a ver, na verdade, com a força empregada durante a escovação. Você pode reparar que as áreas mais prejudicadas são as de traz da cabeça. O contorno do rosto também se dá mal, já que a gente sempre dá uma caprichada maior para não entregar as verdadeiras raízes. Tem ainda o calor, que pode causar a queda ao queimar o couro cabeludo ou estimular a oleosidade e levar ao aparecimento da caspa. Por isso, tem que maneirar nos puxos, use produtos adequados antes e a pós a escovação, o secador tem ter uma distância de uma palma da cabeça, e sempre que for possível deixe os fios secarem naturalmente.

A gripe, febre alta e infecções podem fazer seu cabelo cair também, por isso reforce o sistema imunológico consumindo alimentos ricos em vitamina C.







Nenhum comentário:

Postar um comentário