quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Você sabe reconhecer um alcoólatra?

 
 
Esta semana estamos dando uma importância maior ao tema do álcool. E não poderiamos deixar de falar sobre o álcool no meio social.
 
Você sabe reconhecer um alcoólatra?
 
Você é do tipo que não dispensa uma cervejinha nos finais de semana? Bebe goles a mais nos happy hours da empresa? Será que está virando um dependente da bebida? Melhor responder com calma, porque não é nada simples diferenciar o bebedor comum do alcoólatra (ou alcoolista). O que define o alcoolismo é a perda de controle no padrão de consumo das bebidas.
 
Pois é, de acordo com os médicos, nem sempre quem bebe demais, é alcoólatra, e sim, o dependente é aquele que pretende beber um determinado tanto, mas não consegue parar.
 
E quais seriam os sintomas?
 
O alcoólatra pode ser identificado quando passa a deixar relações profissionais e afetivas em segundo plano, e demora mais tempo para ficar embriagado, pois ele tende a se acostumar com os efeitos do álcool, além de ter tremores e alucinações.
 
Fatores de risco
 
O fator genético, quando houve ou tem casos de alcoolismo em parentes próximos, a depressão, ansiedade e problemas familiares são considerados os principais desencadeadores da doença.
 
O problema pode aparecer em qualquer faixa-etária, mas atinge com mais freqüência jovens entre 20 e 30 anos.
 
Tem tratamento?
 
A definição do alcoolismo consiste em ser uma doença crônica que pode dar origem a inúmeras complicações para o dependente. A lista é enorme que está associado ao alcoolismo, mais podemos citar aqui a depressão, a cirrose alcoólica (inflamação crônica do fígado), pancreatite alcoólica (inflamação do pâncreas), hepatite, gastrite, hipertensão, problemas no coração e síndrome de abstinência, que pode levar o paciente à morte.
 
Mais existem terapias, substâncias que provocam mal-estar em contato com o álcool, homeopatia, e medicamentos que podem ajudar o dependente a sair o vício, além da força de vontade que é indispensável.
 
Como lidar com um dependente na família ou próximo?
 
É muito difícil conviver com um familiar que tem problemas com bebida. Ao invés de tentar controlar esta pessoa ou encobrir o problema, o melhor é encorajá-la a buscar tratamento médico. Ainda que ele se recuse a pedir socorro, pode ser importante você ir atrás de ajuda e suporte para você mesmo.
 
Existe também os alcoólicos anônimos. Tem sites na internet e também lugares que eles se reunem para superar este problema. É muito importante estar com pessoas que querem se libertar do alcoolismo.
 
Vale a pena dar um clique no site oficial:
 



 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário