quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Benefícios do limão

                                  


O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas.

O suco de limão é um dos remédios ervais mais subestimados e que, no entanto, apresenta diversos usos e propriedades curativas. Essa fruta não é somente uma fonte de vitamina C, mas também pode prover saúde e longevidade a quem a consome regularmente.

As propriedades antibacterianas do limão tornam essa fruta muito efetiva para o tratamento de várias infecções, incluindo gripe e dores de garganta. Além disso, ela pode ser de grande utilidade para tratar a indigestão, estimular o processo de desintoxicação e melhorar o funcionamento do fígado.
O suco de limão é um agente muito útil para um cuidado dental efetivo. Esse alimento contém cálcio e ajuda a acalmar a dor de dente. Outra aplicação muito comum é no cuidado da pele, no tratamento de queimaduras, eczema e acne. Como contém grandes quantidades de antioxidantes, pode atuar como remédio natural na prevenção de rugas e marcas de expressão.

O consumo regular de suco de limão pode ser de grande ajuda a aqueles que sofrem de hipertensão e outros problemas relacionados. Grande fonte de potássio, a fruta diminui os sintomas de tonturas, estresse mental, dor de cabeça, ansiedade e depressão. Evita ainda a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores". Já existe até citroterapia (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial. O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia.

Outros benefícios desse fruto cítrico são suas habilidades naturais para deter qualquer tipo de sangramento interno e suas propriedades diuréticas, motivo pelo qual é recomendado em casos de ácido úrico e infecções urinárias. Ademais, é utilizado na aromaterapia como relaxante e reduz as chances de ter reumatismo ou artrite.

Comer em jejum o limão funciona?

Acredita-se que as toxinas ficam acumuladas nas paredes intestinais, e isso poderia melhorar ao consumir o limão em jejum, mas não existem estudos científicos ainda que avaliem esta teoria. Mesmo assim, acredita-se que o corpo possui mecanismos que ajudam a desintoxicar e não seria um bom motivo para consumir o limão em jejum.

Como consumi-lo para emagrecer?

Como sempre, você pode consumir o limão em forma de suco. Esprema bem todo o suco do limão, coloque-o num copo e adicione uma xícara de água morna. Beba este suco pela manhã, todos os dias, mas tenha muito cuidado porque pode provocar azia, e inclusive úlcera gástrica. E é claro, NÃO adicione açúcar, nunca!
Se o seu metabolismo está lento, você poderá beber o suco do limão por uns dias, para emagrecer, mas não é recomendado que você consuma o suco de limão em jejum por mais de 10 dias, para evitar azia.

E com gengibre ajuda a emagrecer?

Vamos mostrar primeiro as propriedades do gengibre:
- acelera o metabolismo
- detona a gordura abdominal
- melhora o funcionamento do intestino
- diminui a ansiedade
- aumenta a sensação de saciedade
- ação anti-inflamatória e combate a celulite

Propriedades do limão:
- elimina toxinas do organismo
- é diurético
- diminui o acumulo de gordura
- tira a fome

Qual poder estes dois podem ter juntos?

Ambos tem propriedades emagrecedoras, sendo muito eficientes para quem quer perder peso. A raiz e a fruta podem ser associados a um chá quentinho ou até um suco refrescante. Ótima idéia para o verão!

Ingredientes para fazer o suco de limão com gengibre

- meio limão
- 300ml de água
- 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
- gelo a gosto
- folhas de hortelã

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque as folhas de hortelã para dar mais gosto e arroma.

OBS: esta bebida não é indicada para pessoas que tem estômago sensível, ou com problemas de refluxo ou gastrite.








Nenhum comentário:

Postar um comentário