segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DOR NAS COSTAS O QUE PODE SER?

É importante saber o que é a dor lombar, pois bem, é uma doença comum em adultos, também em adolescentes e em menor proporção em crianças. Entre os distúrbios dolorosos que acometem o homem é muito freqüente, com incidência apenas menor que a cefaléia. A incidência é de aproximadamente 5 % ao ano, sendo que em alguma fase da vida 80% dos indivíduos terão dor lombar. Ela é classificada em aguda e crônica. É considerada aguda quando apresenta duração inferior a um mês. Caso a dor persistir por até ou mais de seis meses, é considerada crônica e representa 1% a 5% dos casos. Quando ocorrer compressão de nervos das regiões lombares e sacras esta situação denomina-se ciática, sendo observada em até 40% dos indivíduos ao longo da vida.
Em 85% dos pacientes, a região rsponsável pela dor da coluna não é identificada.
Entre as principais causas de dor aguda temos: hérnia de disco, fraturas de corpos vertebrais, estiramento muscular ou ligamentar e doenças das articulações interapofisárias posteriores. Estas dores poderão em sua evolução se cronificar. A hérnia consiste na migração do núcleo com fragmento do anel fibroso para o interior do canal vertebral. Esta herniação provoca dor quando há comprometimento de alguma raiz nervosa ou saco tecal.
É importante salientar que doenças em estruturas nas proximidades da coluna também podem causar dor na região lombar, como observado nas seguintes doenças:
Aneurisma de aorta
Úlcera duodenal perfurada
Pancreatite aguda
Calculose renal
Os principais fatores envolvidos na "síndrome da dor lombar" são a fraqueza muscular, principalmente na região abdominal e a baixa flexibilidade articular no dorso e nos membros inferiores.
No plano sagital a coluna vertebral apresenta várias curvas que correspondem às suas diferentes regiões, denominadas cervical, torácica, lombar e pélvica. A curva lombar é mais marcada na mulher do que no homem; inicia-se no meio da última vértebra torácica e termina no ângulo sacrovertebral.
A coluna lombar tem a características de suportar uma carga extremamente alta, devido a superposição do peso do corpo com forças adicionais como levantamento de pesos e outras atividades que envolvem forças de potentes grupos musculares.As vértebras lombares são as mais freqüentemente envolvidas nos processos dolorosos; por suportarem a maior da carga do corpo.
A carga que a coluna lombar suporta também está relacionada ao alinhamento da coluna, seja no plano sagital, em que o grau da lordose varia de acordo com o biótipo, com a ação dos músculos lombares e abdominais e eventuais desvios. A coluna lombar, funcionalmente, está intimamente relacionada com os movimentos das articulações coxofemorais, assim como o posicionamento da pélvis.
Existem tratamentos para a dor lombar, exercícios de força e flexibilidade são comumente prescritos para prevenir e reabilitar um indivíduo com esta doença. A utilização de exercícios contra resistência, se realizado de forma adequada, tal treinamento proporciona um excelente meio de fortalecimento dos músculos do abdome e da região lombar, de modo a sustentar e proteger a coluna vertebral. Entretanto, como freqüentemente ocorre, muitos indivíduos que tentam ganhar força muito rapidamente podem realizar exercícios de forma errada como resultado grupos musculares adicionais são recrutados, a coluna vertebral é alinhada de forma inadequada, principalmente com arqueamento da região lombar, o que coloca uma sobrecarga nessa região.
É importante que a pratica de exercícios físicos seja feito adequado, pois um exercício a princípio simples, como um abdominal se feito inadequadamente com os membros inferiores estendidos, a região lombar arqueada e a cabeça para trás, pode impor uma sobrecarga muito grande à região lombar (abdominais devem ser sempre realizados com os joelhos flexionados e o queixo no peito). Exercícios de extensão ou flexão de braços com pesos, se realizados com hiperextensão excessiva da região lombar, podem causar uma sobrecarga muscular ou pressão na coluna vertebral, podendo desencadear dor nesta região.
Entre os objetivos de tratamentos podemos incluir fortalecimento da musculatura abdominal, pois a mesma estando fortalecida leva a menor sobrecarga lombar. Fortalecimento da musculatura paravertebral, fortalecimento da musculatura glútea, fortalecimento da musculatura da coxa e perna, alongamento da musculatura paravertebral, alongamento do quadríceps, alongamento dos ísquio tibiais, alongamento do tríceps sural, orientar quanto a necessidade do alongamento logo ao acordar, antes das atividade física, a necessidade de praticar atividade física regular, correção da postura, correção do modo de deitar e sobre o modo de carregar peso.
Procure estar ao lado de um profissional para que ele possa te auxiliar de maneira correta cada exercício a ser realizado.

Beijinhos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PELE OLEOSA - COMO CUIDAR

No post anterior, falei sobre os cuidados quem tem a pele seca. Não poderia deixar de falar para aqueles que tem pele oleosa, sem sombra de dúvidas não é tarefa simples. Os poros dilatados, pele brilhante, às vezes até com presença de cravos e espinhas, não agradam ninguém, e podem acabar até com a auto-estima. Manter a pele bonita e saudável requer cuidados. Primeiro vamos explicar porque tem pessoas que tem a pele oleosa, bom a pele oleosa é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens. Pode ter haver com herança genética já que está é o principal motivo, porém, outros fatores também contribuem para a pele oleosa: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas.

Como podemos limpar a pele:
Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos. À noite, é fundamental que retire a maquiagem com demaquilante sem álcool. É bom que a pessoa faça uma vez por semana uma esfoliação suave. E porque sem álcool na fórmula, para que feche os poros e equilibre o pH, além de acalmar e refrescar a pele. A pele oleosa também tem que ser hidratada, Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação.
Também tem que ser protegida, existem alguns hidratantes que possuem filtros anti Uva-B em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol.
As pessoas com a pele oleosa, pode usar maquiagem sim, dizem que pós-faciais e compactos ressecam a pele e obstruem os poros. Evite usar eles então, tem também bases densas podem obstruir os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne. Procure se orientar com um profissional qual a melhor marca, e produto adequado para o seu caso. Uma dica que eu dou, é usar como base um produto matificante, que absorve o óleo da pele, e não a água, proporcionando uma sensação de pele menos oleosa e prolongando a duração da maquiagem.

Espero que tenham curtido!

Beijinhos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PELE SECA - SAIBA COMO CUIDAR

A pele seca tem um aspecto craquelê, ou seja, de rachadura, mesmo que não seja profunda. A pele que tem uma hidratação natural satisfatória tem uma coloração uniforme e não é muito mais espessa nas áreas de dobras (cotovelos e joelhos) que nas outras áreas.
Com qual idade a pele pode ficar seca, sendo desde o nascimento, inclusive existe doença como a ictiose, em que as crianças têm um déficit de hidratação de pele que dura toda a vida. Também pode se iniciar com o avançar da idade. É muito comum xerodermia (pele seca) nos idosos, pois diminuem a ingestão de água e a produção de hormônios sexuais.
A ausência de agua no organismo pode deixar a pele seca também. A ingestão de água é fundamental para a hidratação, assim como a aplicação de agentes hidratantes exógenos.
Então qual seria a pele ideal?? A pele muito seca gera prurido (coceira) e pode vir a ter até fissuras, ferimentos que favorecem as infecções secundárias. O ideal é o meio-termo, mesmo que para isso se tenha que aplicar hidratantes e manter uma boa ingestão de água, pelo menos 2 litros por dia. Já falamos aqui da importância de ingerir agua.
A pele seca pode ser um problema genético?? Sim. A ictiose citada é uma doença congênita em que há uma replicação celular muito rápida e um déficit na síntese do manto hidrolipídico (hidratação natural da pele) pelas glândulas sebáceas, necessária para suprir essa replicação, gerando uma pele extremamente ressecada.
O frio exagerado, a exposição ao sol, ao mar são exemplos de situações que favorecem o ressecamento da pele. O hipertireoidismo é uma doença que pode gerar um ressecamento na pele. A menopausa é uma causa fisiológica que pode gerar xerodermia (ressecamento da pele).
É importante lembrar que o ideal é que cada hidratante seja indicado ou formulado por um dermatologista de forma específica para cada tipo de pele.
Como podemos tratar a pele seca, bom se for o caso das xerodermias mais simples, a hidratação e beber mais líquidos como água, sucos de frutas naturais e água de coco. Na maioria das vezes são eficazes, porém no caso de doenças como a ictiose é necessário tratamentos com drogas sistêmicas e tópicas.

Beijinhos!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É INCONTINÊNCIA URINÁRIA?

Olá pessoal!
Hoje eu vou falar de incontinência urinária. Você sabe o que é incontinência urinária?
Pois bem, muitos tem mais nem sabem, acham que é normal.
Definindo rapidamente, como a perda involuntária de urina, provocando por vezes certo constrangimento à pessoa. Também chamada de Enurese.
Os três mais comuns são:
  • Bexiga hiperativa, causada por contrações inadequadas do músculo detrusor durante a fase de armazenamento do ciclo miccional - Processo inical anterior ao ato de urinar;
Ocorre com certa frequência à noite, principalmente entre os idosos. Porém pode acontecer com homens e mulheres, sem definição de idade. Inclusive com crianças.

Algumas atitudes que possamos ter podemos diagnosticar, como uma tosse muito forte.
Existe tratamento para isso, e deve ser feito. Consiste numa assistência médica por parte de um urologista, que diagnosticará a doença e aplicará a forma de tratamento mais adequada. Podendo em alguns casos haver a necessidade de intervenção de um Fisioterapeuta e Psicólogo.

Pra quem nao sabe dia 14 de Março é considerado o Dia Mundial da Incontinência Urinária.

Um beijinho

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ACUPUNTURA - SAIBA SEUS BENEFÍCIOS

Desta vez, vou falar sobre os benefícios da acupuntura, o que ela pode fazer para a sua saúde.

Primeiramente, esta pratíca vem da Medicina Tradicional Chinesa, sendo um método de tratamento complementar de acordo com OMS - Organização Mundial da Saúde.
É um procedimento na qual consiste a aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. É um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.
Acupuntura estética é um tratamento extremamente efetivo para reduzir os efeitos do envelhecimento e redução de medidas assim como uma intensa diminuição da “terrível “celulite. As aplicações visam reduzir rugas e marcas de expressão, aumentar o tônus da pele e músculos da face, trazer brilho e cores saudáveis, reduzir a gordura localizada, papadas, culotes e ainda têm efeito notável sobre vários tipos de cicatriz.
É considerado um tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional. O conselho de psicologia no Brasil, reconhece a acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta e permite ao psicólogo utilizar a acupuntura desde que seguindo as especificações técnicas e éticas adequadas.

Espero que tenham conhecido mais!

Beijinhos

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SAIBA TUDO SOBRE PEDRA NO RIM

Muitas pessoas se assustam com essa expressão "pedra no rim". É um problema que pode se agravar, sim, porém existe hoje diversos tratamentos para este problema, com técnicas alternativas e produtos naturais.
Pedra no rim, nada mais é do que depósitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário. Esta é forma utilizada por praticamente todos os livros e textos que tratam deste assunto. Todos nós expelimos pela urina grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico, oxalatos, cistina e, eventualmente, outras substâncias como penicilina e diuréticos. Em algumas condições a urina fica saturada desses cristais e como conseqüência formam-se pedras nos rins.
As estatísticas mostram que aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres podem ter, pelo menos, um cálculo renal durante suas vidas.
Então, estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina, devido a uma disfunção metabólica no organismo.
Uma vez tido uma pedra nos rins (cálculo renal), a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos cálculos renais.
Para prevenir a formação de pedra nos rins é o aumento da ingestão de líquidos, preferencialmente água, no mínimo de 2 a 3 litros por dia. Pode não resolver o problema, mas com certeza ajuda. Pessoas com maior propensão para formar pedra nos rins, devem utilizar o suplemento NQI de forma contínua, pois o produto regula o metabolismo do cálcio e solubiliza os minerais depositados no organismo, não permitindo a cristalização e formação das pedras.
O diagnóstico de pedra no rim, é reconhecido somente em exames ocasionais, podendo apresentar com manifestação de dor (cólica) e hematúria. Esta dor causada por uma pedra nos rins é descrita como a mais severa dor que uma pessoa pode experimentar, ocorrendo na porção inferior das costas ou no abdômen. Esta dor pode ser tanto constante como descontínua e pode vir acompanhada de náusea, vômito e sangue na urina. Se a dor for muito aguda é necessário buscar um atendimento o quanto antes.
Apesar de todas as pessoas estarem sujeitas a formação de pedra nos rins, ninguém se preocupa com a prevenção, até sentir cólicas renais e descobrir que está com pedra nos rins.
Muitas pedras nos rins pequenas serão eliminadas espontaneamente pelo paciente. Outras podem necessitar de um tratamento específico. Cálculos renais de ácido úrico podem ser tratados clinicamente com grande ingestão de água, alcalinizantes da urina e substâncias que interferem na sua formação. Porém os cálculos renais de oxalado de cálcio (os mais comuns), dificilmente se dissolvem dessa maneira.

Faça um exame periodicamente para que você possa se previnir.

Beijinhos

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SAIBA COMO É FEITO O EXAME DO PAPANICOLAU

Muitas mulheres não sabem como é feito este exame do papanicolau ou pra que serve, por isso decidi esclarecer de uma maneira saudável, previnindo sempre, isso é saúde.
É o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.
É feito uma coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.
É importante dizer que é um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.
Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher.
Pra quem não sabe, este exame foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste foi tanto pois este exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Causas que provocam o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.
Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.
No momento do exame ginecológico é feito palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau. Sendo utilizado um instrumental chamado de espéculo vaginal, ou mais conhecido como "bico de pato". Logo é feito a coleta do material e mandado para o laboratório.

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio!

Beijinhos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CUIDADOS COM A PELE NA PRIMAVERA

Na época da Primavera é comum o surgimento de lesões na pele, como ressecamento e rachaduras. Para evitar esses problemas é essencial a boa hidratação, através de um consumo diário de, pelo menos, 2 litros de líquidos entre água, sucos naturais e orgânicos, sopas e chás, além da utilização do filtro solar.
Algumas pessoas só começa a cuidar da pele, quando ela começa a dar sinais: Manchas, acnes e rugas. Pra vocês terem uma idéia, a nossa pele é a parte do corpo mais sensível às mudanças e normalmente é a primeira a dar sinais durante a nossa vida.
Nossa pele, tende a ficar com menos elasticidade e mais seca, devido aos ventos da primavera. Para cuidar da pele nessa estação e mantê-la saudável é preciso ter uma rotina de cuidados diários e manter uma alimentação balanceada.
Algumas práticas alimentares que podem contribuir para uma pele mais saudável são:
- ter uma dieta balanceada e rica em fibras (frutas, paes e biscoitos integrais)
- eliminar o excesso de doces e açucares.
- eliminar os refrigerantes e adoçantes artificiais
- reduzir o consumo de alimentos gordurosos
- se alimentar de produtos ricos em vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, selênio, cromo e zinco: cenoura, couve, salsa, espinafre, pimentão verde, folhas de beterraba, nabo, laranja, batata, maçã e raiz de gengibre.
É claro que tudo é um conjunto de mudanças que fazem com que você esteje saudavel durante este período. Cuidar da beleza, também ajuda. Sempre manter o rosto limpo, para retirar todos os resíduos que se acumulam durante o dia. Produtos que controlam o ph da pele, é importante hidratar a pele pela manha. Uma boa dica é o creme hidratante de rosa mosqueta. Usar esfoliantes, eles ajudam a retirar os resíduos e as células mortas. É importante lembrar que nenhum esfoliante deve ser usado nos olhos.
O uso do protetor solar também é fundamental, tem que ser usado todos os dias, independente do tipo e tom de pele. É importante aplicar pela manhã e re-aplicar à tarde, quando necessário. Antes de durmir você pode usar depois de ter lavado bem o rosto usar um creme hidratante e antienvelhecimento. Uma outra dica, é para acalmar a pele, é fazer compressas com chá de camomila gelado.

Espero que tenham gostado!

Beijinhos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OBESIDADE NA INFÂNCIA

Os quilinhos à mais num bebê deve ser uma preocupação dos pais desde que a criança vem ao mundo. Tem algumas doenças que não escolhe classe social, cor, nacionalidade ou faixa etária. A obesidade faz parte de um grupo de doenças, responsávis por infarto, derrame, diabete, hipertensão. Nem mesmo os bebês estão longe deste problema. 
Sabe-se que no Brasil, nada menos que 10% das crianças com menos de 5 anos já têm sobrepeso ou são obesas.

Fatores que engordam uma criança:

- Leite materno por menos de seis meses Quem mamou durante mais tempo tem níveis maiores do hormônio adiponectina.O bebê possui efeitos benéficos contra processos inflamatórios e aumenta a sensibilidade à insulina. Já a concentração de resistina, hormônio que favorece mecanismos ligados à obesidade, é maior nos que receberam outros alimentos mais cedo.

- Cesariana
Crianças que nascem desse tipo de parto apresentam um risco 58% maior de desenvolver obesidade na fase adulta. Isso pois, determinados grupos de bactérias favorecem o acúmulo de peso.

- Mamadeira depois dos 2 anos
Usá-la como principal meio de ingestão de líquidos depois dos 2 anos abre caminho para o excesso de peso.

- Pouca brincadeira
Leva ao sedentarismo. Praticar exercicios de movimento ajuda a evitar.

- Falta de orientação médica
Não dá para esquecer que a obesidade é uma doença e, como tal, pode ser desencadeada por síndromes, disfunções hormonais e fatores genéticos. Deve ser acompanhado por um profissional.

- Olha o aviãozinho
Está para nascer a mãe que não utilizou a expressão "olha o aviaozinho" quando esta alimentando o bebe. É importante que se entenda que a quantidade de alimento de uma criança é diferente de um adulto.

Beijinhos


domingo, 4 de setembro de 2011

ASMA E GRAVIDEZ

Uma dúvida de algumas mulheres é se durante a gravidez ela pode continuar com o uso da bombinha para asma. Os médicos dizem que é seguro e recomendável usar a bombinha para manter a asma sob controle durante a gravidez.
Muitas mulheres que sofrem de asma tem bebês perfeitamente saudáveis, se a doença não for controlada durante a gestação pode fazer com que falte oxigênio para o feto, aumentando o risco dele nascer com baixo peso ou outros problemas. A asma também não controlada, pode trazer riscos durante a gravidez, como: inchaço, pressão alta e proteína na urina. Além de vômitos excessivos. É importante falar, que antes de tomar qualquer remédio, você deve conversar com o seu médico obstetra que vem te acompanhando durante esta fase, não tome alguma coisa só porque já estava acostumada, porque tudo muda!
Há vários tipos de remédios contra a asma, mas a mairoria são:

- Antiinflamatórios = previnem ou amenizam os sintomas da asma. São cromoglicato dissódico, o nedocromil sódico e os esteróides.

- Broncodilatadores = relaxa e abre as vias aéreas. Sendo o albuterol o mais receituado.

O controle da asma durante a gestação é muito importante, principalmente durante os três primeiros meses, para ter uma gravidez tranqüila. O médico deve saber da doença, e a manutenção não deve ser interrompida, pois apenas assim se podem evitar as crises. O desenvolvimento das crises pode variar de uma mulher para outra, por isso, a gravidez não precisa ser evitada, é preciso sim ter um bom acompanhamento médico e obedecer ao tratamento preventivo, que vai proporcionar o bom desenvolvimento da gestação e do bebê
Não se preocupe, a asma não ameaça a gravidez. Muitas mulheres asmáticas atravessaram a gestação tranquilamente.
A grávida pode ter sensações de falta de ar, que podem ocorrer por:
- alterações hormonais, entupimento do nariz, aumento do volume abdominal pelo útero grávido, empurrando o diafragma para cima e comprimindo o tórax, diminuindo a expansão dos pulmões;
- sensação de azia.
- compressão do estômago pelo útero, que pode provocar asma.
- estresse da gravidez (medo, insegurança, ansiedade) que podem piorar a asma e dar a sensação de falta de ar também.

Beijinhos!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PERIGO NO SALAO DE BELEZA

Nós já vimos notícias sobre certos riscos que corremos em salões de beleza, sobre um produto que é usado em produtos para alisamento, em esmaltes para unhas e em perfumes para o ambiente: o formaldeído, grande causador de câncer. Alisar os cabelos é o sonho de toda garota que deseja ter cabelos lisos e macios. Para alcançar esse objetivo as mulheres não medem esforços, porém o sonho pode virar um pesadelo. Por isso, tome cuidado para manter a beleza dos seus fios sem danificá-los além de cuidar da sua saúde.
No Brasil, o formol é usado em alguns tipos de escovas progressivas ou inteligentes, mas já é um procedimento proibido no país por causar câncer. O cabelo, em contato com o produto, perde a umidade e resseca, esta substância não só prejudica o cabelo, mais afeta também o couro cabeludo.
A alternativa que está sendo usada para alisar os cabelos está se tornando a nova tendência nos salões de todo o país, os profissionais são recomendados a usar somente produtos à base de amônia, que alisa os fios e não prejudica a saúde.
O formol também pode irritar a pele, dependendo de cada pessoa pode haver um ressecamento, ou até inchaço no rosto.

É importante que se tenha consciência dos riscos que o produto a base de formol provoca.
Procure um bom profissional, que faça corretamente o procedimento de alisamento.

Não prejudique sua saúde por vaidade!

Beijinhos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NERVO CIÁTICO - COMO TRATAR

Muitos acham que dor no nervo ciático é sinal de velhice, antigamente isso realmente tinha fundamento, porém, cada vez mais os jovens estão sofrendo com essa terrível dor no nervo ciático. Isso acontece pelos maus hábitos rotineiros, má postura, e prática de esportes inadequadas, pela falta de um prévio aquecimento. Essa dor no nervo ciático, vem acompanhada de inflamação ou outra anormalidade relacionada ao nervo ciático, que passa nessa região. No entanto, pode representar um caso de hérnia de disco, o que requer o cuidado de um médico tradicional, já que pode ser necessário até mesmo passar por uma cirurgia corretiva.
Os sintomas mais frequentes são: formigamento na perna, associado a dores que lembram facadas na região lombar. Ela percorre os membros inferiores e pode se manifestar apenas em uma, como acontece na maioria das vezes, ou em ambas as pernas. Quem já passou por isso sabe que é uma dor bastante chata.
Qual é a maneira mais correta pra que possa ser tratada a dor no nervo ciático, por um período breve de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, deve-se procurar um fisioterapeuta. Pode-se fazer o uso de compressas quentes e frias fazendo intervalo, isso vai ajudar a aliviar a inflamação ao redor do nervo ciático.
O médico pode prescrever o uso de analgésico como o Acetaminofen (Tylenol) para a dor, ou remédios antiinflamatórios, como o Naproxeno (Naprosin), Diclofenado (Voltaren) ou a Aspirina para aliviar a dor e a inflamação.
Raramente, a cirurgia é necessária, como por exemplo, quando a dor ciática é causada por uma hérnia de disco.

Beijinhos

domingo, 28 de agosto de 2011

O QUE EU COMO PREJUDICA O MEU BEBÊ?

 Desta vez, vamos falar sobre a alimentação que a mamãe deve ter! As mães costumam ter muitas dúvidas sobre como manter uma alimentação saudável durante e depois da gestação, e como isso pode influenciar a saúde do bebê em fase de amamentação.
Será que minha alimentação está sendo saudável?
No período da gestação ou da amamentação, a alimentação da mãe tende a ser influenciada de várias formas por crenças, mitos populares ou tabus. Um dos mitos mais populares, é que se a grávida come por dois e se o desejo não for atendido, o bebê vai nascer com alguma marca. Sabe-se que não existe justificativa cientifica quanto a isso. Algumas culturas acredita inclusive também, que a coloração de alguns alimentos pode manchar a pele do bebê, e que alimentos “quentes” podem provocar aborto. É recomendável que o peso e o estado nutricional da gestante sejam acompanhados pelo seu médico, para evitar que uma dieta inadequada resulte em obesidade ou desnutrição.
Dizem também que tudo o que a mãe come vai para o leite e pode fazer mal ao bebê. De fato,
tudo o que a mãe ingere e o organismo metaboliza, em parte chega ao leite materno. Porém, isto não significa que fará mal ao bebê. Com exceção do consumo de bebidas alcoólicas, não se encontra justificativa tabém para não consumir refrigerantes, alimentos com cafeína, aditivos ou gordura, frutas ácidas, abóbora, cebolinha, repolho, alho, couve-flor, aspargos, peixes, carne de porco, feijão, abacate, ovo, leite, chocolate, pimenta e temperos picantes, eles sendo consumidos dentro de uma alimentação balanceada. 
Ao contrário do que dizem, não existe leite fraco. Todas as mulheres, mesmo desnutridas, produzem leite com a mesma composição nutricional, capaz de satisfazer as necessidades do bebê. Todos os recém-nascidos, independentemente do peso ou da idade gestacional ao nascer, devem receber leite materno. O leite humano supre todas as necessidades do bebê nos primeiros meses, inclusive hídricas. Dar água, chás ou sucos ao bebê traz saciedade, levando à diminuição do número e da duração das mamadas, o que pode reduzir a produção do leite, além de pode causar diarréias e doenças no bebê, pois seu organismo ainda não está preparado para receber outro alimento que não seja o leite materno.
A alimentação correta durante a gravidez possibilitará à gestante manter se bom estado de saúde e o desenvolvimento normal do bebê.
    A gestante deve fazer várias refeições durante o dia, porque quando há alimentos no estômago, diminuem as possibilidades de náuseas, vômitos e azia. Essas refeições podem ser divididas em 6 etapas: café da manhã; fruta (no meio da manhã); almoço; lanche da tarde
jantar; lanche noturno.
A gestante deve evitar ou diminuir alimentos gordurosos, frituras, comida muito temperada, sal, para prevenir a pressão alta.
A gestante deve comer com moderação batata, batata doce, mandioca, mandioquinha,  farinha de mandioca, farinha de milho, fubá, macarrão, ervilha, grão de bico. Quando comer qualquer um desses alimentos, deverá diminuir ou eliminar o arroz e o feijão.
E porque mudar a sua alimentação nesse momento, porque comer por dois leva você a engordar e pode prejudicar o seu bebê e dificultar na hora do parto. Procurar comer pelo menos uma fonte de cálcio por dia. O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e seus derivados como: coalhada, iogurtes e queijo-fresco. A dieta ideal dieta deve conter nutrientes básicos como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras. As proteínas, carboidratos e gorduras são fontes de energia. As vitaminas e os minerais mantém o equilíbrio químico do organismo.
Embaixo coloquei aonde se encontra os nutrientes necessários para uma boa gestação:

• Proteínas nas carnes, ovos, legumes e derivados, como o feijão, lentilha e ervilha.
• Carboidratos: açúcares, massas, arroz, batatas, mandioca.
• Gorduras: leite (integral), óleo, manteiga e margarina, carnes.
• Ferro: carnes (principalmente vermelhas e fígado), feijão, vagem ervilhas, folhas verdes.
• Cálcio: leite (derivados) e  folhas verdes.
• Vitamina A: peixes, fígado, folhas verdes-escuras e vegetais alaranjados.
• Vitamina O: frutas cítricas (laranja, limão, caju, acerola) e folhas verdes.
• Vitamina D: leite e clara de ovo.
• Vitamina B1: carnes, cereais, feijão.
• Vitamina 812: carnes, ovos e leite.
• Fibras: frutas, verduras e grãos.

Você está numa fase incrível, você pode se alimentar de tudo desde que seja de uma forma moderada e consciente de que você não está sozinha. Estudos feitos também mostraram que o consumo de bebidas alcoólicas com moderação não prejudica o bebê durante a gravidez, pelo contrário, ingerir até dois copos de bebida alcoólica por semana pode melhorar a habilidade cognitiva da criança, significa que crianças ficam menos suscetíveis a ter problemas comportamentais. Mais é importante dizer que isso não é um sinal verde para que mães possam beber mais do que o recomendado, grandes quantidades ingeridas podem sem dúvida prejudicar a formação do bebê.

Aproveita essa fase maravilhosa, pois você foi presenteada por Deus!

Beijinhos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FICAR EXPOSTO Á LUZ ANTES DE DORMIR É PREJUDICIAL

É isso mesmo, aquela luz baixa que muitas pessoas deixam no quarto antes de dormir prejudica o sono e consequentemente a saúde, porque pode influência a pressão arterial, diabetes e a metabolização da glicose.
A exposição à luz elétrica diminue os níveis de melatonina e pode afetar os processos fisiológicos, tais como sonolência, termoregulação, pressão arterial e metabolizar a glicose.
E o que é melatonina? A melatonina é um hormônio produzido durante a noite pela glândula pineal, localizada no cérebro. Além de ser responsável pela regulação do ciclo do sono, a melatonina tem se mostrado boa para reduzir a pressão arterial e temperatura corporal e também tem sido uma opção de tratamento para a hipertensão, insônia e câncer.
Estudos feitos em Boston, mostraram que a exposição à luz ambiente antes de deitar fazia a melatonina ter uma duração encurtada em cerca de 90 minutos. Além disso, a exposição à luz ambiente durante as horas normais de sono fazem a melatonina ficar mais de 50 % suprimida.
É importante então que na hora de dormir, o ambiente do seu quarto esteja totalmente escuro, tenha um hábito saudável, isso irá com toda certeza influência no seu dia a dia.

Por isso abaixo algumas dicas para dormir bem:

1- livro chato: a leitura ajuda a melhorar a insônia, porém, devemos tomar alguns cuidados na hora de escolher o livro de cabeceira: Na maioria dos casos, a leitura ajuda a pegar no sono, mas recomendamos livros menos complexos e interessantes.

2- chá morninho: Os chás, que não são à base de cafeína, em geral, ajudam a relaxar e por isso são bons indutores do sono, porém não muito quente, porque isso aumenta a temperatura corporal e pode causar insônia.

3- beber leite: é rico em triptofano, e faz você ter bem-estar, por isso pode te relaxar e garante uma noite tranquila.

4- fazer atividade física: praticar exercícios físicos sem dúvida ajuda a amenizar a insônia, porém fique atento ao estilo e o horário do treino, procure faze-los duas horas antes de dormir, e que não seja competitivos pois espertarão seu corpo e sua mente.

Espero que tenha hoje uma boa noite de sono!

Beijinhos


 

DIETA DE ENGORDA

Assim, como tem gente que procura emagrecer, outras procuram engordar. Por isso, decidi colocar uma dieta que engorda, te dando várias opções de cardápio. 
Deliciosas refeições que vão te ajudar a ganhar mais quilinhos!

Café da manhã
Opção 1
1 copo (250 ml) de leite com chocolate em pó
2 fatias de pão integral tostado com 2 col. (chá) de requeijão ou cream cheese
1 ovo mexido
1 copo grande (300 ml) de suco de laranja batido com 1 banana e 1 col. (sopa) de aveia

Opção 2
1 pote (200 g) de iogurte integral batido com ½ papaia + 1 col. (chá) de mel + 1 col. (sopa) de granola (se ficar muito espesso, acrescente leite)
2 torradas com 2 col. (chá) de requeijão e 2 fatias de presunto
1 xíc. (chá) de chá preto adoçado com mel ou café

Opção 3
1 copo (250 ml) de leite com chocolate em pó
2 broinhas de milho com 2 fatias de queijo de minas e geleia de frutas
1 manga (descascada e cortada em cubos) batida com 1 copo (250 ml) de chá-mate

Opção 4
1 taça com 4 col. (sopa) de cereal tipo granola + 1 xíc. (chá) de iogurte + 1 banana fatiada + 6 morangos fatiados + 1 col. (chá) de mel e canela
1 xíc. (chá) de chá preto com leite ou café

Opção 5
1 xíc. (chá) de café com leite
2 torradas integrais com 2 col. (chá) de requeijão e 2 fatias de presunto
De 4 a 6 ovos de codorna
1 banana picada com 1 col. (sopa) de granola

 

Almoço
Opção 1
1 prato pequeno de salada de folhas verdes com tomate
2 conchas de espaguete com molho de tomate
4 col. (sopa) de carne moída
1 col. (sopa) de queijo parmesão para polvilhar
1 pedaço de goiabada com queijo

Opção 2
1 prato pequeno de salada mista com 1 ovo fatiado
3 col. (sopa) de arroz integral
1 concha de feijão
2 col. (sopa) de couve refogada
1 filé grande de carne grelhado
1 porção de doce de leite cremoso

Opção 3
1 prato pequeno de salada de rúcula, alface, tomate e 1 col. (sopa) de milho verde
3 col. (sopa) de arroz integral
1 concha de grão-de-bico ou lentilha
1 pedaço de frango assado (ou 2 fatias de carne assada)
1 fatia de torta de limão

Opção 4
1 prato pequeno de salada de agrião, rúcula e palmito
1 filé de atum (ou outro peixe) grelhado
3 col. (sopa) de purê de batata
2 col. (sopa) de floretes de brócolis ou couve-flor no vapor
1 quindim

Opção 5
1 prato pequeno de salada de alface americana e tomate
4 col. (sopa) de arroz
1 concha de estrogonofe
1 col. (sopa) de batata palha
1 porção de musse de chocolate

Lanche (da manhã e da tarde)

Opção 1
1 copo (250 ml) de vitamina de abacate, preparada com leite desnatado (com leite integral fica muito pesado) e adoçada com mel à vontade

Opção 2
1 copo (250 ml) de leite batido com mamão
2 torradas com 2 Polenguinhos

Opção 3
1 ou 2 bananas médias amassadas com 1 col. (sopa) de aveia, mel e canela

Opção 4
1 copo (250ml) de suco de manga
2 pães de queijo

Opção 5
1 iogurte de frutas
1 punhado grande de amêndoas (ou castanha de caju ou amendoim)

Opção 6
1 tigela de açaí com granola

Opção 7
1 minipizza (ou 1 pão de queijo recheado)
1 copo (250 ml) de suco de uva

Opção 8
1 xíc. (café) de cappuccino
1 fatia de bolo de fubá

Opção 9
1 copo (250 ml) de suco de laranja
1 salgado assado (tipo esfiha)

Opção 10
1 copo de milk shake de chocolate

Jantar
Opção 1
2 xic. (chá) de macarrão com molho branco (ou de tomate).
½ lata de atum
3 col. (sopa) de couve-flor no vapor
2 folhas de alface crespa com 4 tomates
1 barrinha (30 g) de chocolate

Opção 2
1 coxa e 1 sobrecoxa de frango cozido ou assado
3 col. (sopa) de arroz
2 ou 3 col. (sopa) de creme de milho
1 col. (sopa) de cenoura ralada
1 fatia de pudim de leite

Opção 3
3 col. (sopa) de arroz
3 col. (sopa) de legumes sortidos no vapor, cortados em pedacinhos (cenoura, batata, vagem, ervilha fresca, milho)
2 folhas de alface com ½ tomate fatiado
1 filé de carne grelhado
1 taça de salada de frutas com creme de leite ou chantilly

Opção 4
2 fatias médias de peito de peru ou 1 filé de frango assado
3 col. (sopa) de purê de mandioquinha
2 col. (sopa) de salada de beterraba e cenoura raladas
1 fatia de bolo com 1 bola de sorvete


Opção 5
3 col. (sopa) de maionese de batata
2 fatias médias de carne assada
1 col. (sopa) de farofa
2 col. (sopa) de quiabo ou abobrinha refogados
1 porção de doce de coco

Que tal trocar um jantar por pizza ou por hambúrguer?

Opção 1
2 fatias de pizza aos 4 queijos
1 copo (250 ml) de suco de laranja (ou refrigerante)
1 porção de profiteroles

Opção 2
1 sanduíche tipo hambúrguer
1 porção de batata frita
1 milk shake médio

Ceia
Opção 1
1 fruta (manga, banana, mamão, caqui, uvas)

Opção 2
1 copo (250 ml) de leite integral morno com 1 col. (chá) de mel

Opção 3
1 pão de mel

Opção 4
1 xíc. (café) de frutas secas (como passas, tâmaras, amêndoas, nozes)

Opção 5
1 porção de pipoca na manteiga

terça-feira, 23 de agosto de 2011

DESIDRATAÇÃO PORQUE OCORRE? SAIBA MAIS

Já falamos aqui a importância da água em nosso corpo, porém esta semana o cantor Alexandre Pires foi internado em Minas Gerais por desidratação. Então vale lembrar mais uma vez  que a água é uma substância essencial para a vida. Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água, e essa substância é fundamental em inúmeras reações químicas que são responsáveis por nos manter vivos. Até as bactérias, fungos, plantas e animais das mais variadas espécies necessitam de água para sobreviver. Sem a água a vida em nosso planeta seria praticamente impossível. Em um dia de temperatura e umidade normais, nós precisamos ingerir em média cerca de dois litros de água enquanto estamos acordados. Isso equivale a um pouco menos de um copo de 200mL por hora. A necessidade de beber água constantemente é fácil de entender: isso acontece porque nosso corpo não consegue armazenar muita água em seu interior e grande parte do que é consumido evapora através da pele ou é perdida na respiração, nas fezes e na urina. Em regiões quentes do planeta, como no Brasil, a quantidade necessária é maior, principalmente em épocas do ano em que as temperaturas estão altas, como no verão. Alguns estudos científicos mostram que pessoas que vivem em regiôes quentes, sofrem de desidratação crônica, sem sequer perceberem.
E o que é desidratação? É bem simples de entender. A desidratação ocorre quando o nosso organismo está com menos água do que precisa. Essa quantidade insuficiente de água pode decorrer da ingestão insuficiente ou de perdas excessivas.  Essas perdas pode estar relacionadas ou não com doenças. Algumas doenças podem facilitar a desidratação. É o caso de algumas situações onde o indivíduo apresenta vômitos ou diarréia.
E quais são os sintomas da desidrataçãoPessoas desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia. Com menos água, a pele se torna áspera, ficando com aspecto enrugado e os olhos podem ficar fundos. Quando a falta de água prejudica o funcionamento dos músculos, pode ocorrer fraqueza e sensação de corpo pesado.
Se a falta de água chegar ao cérebro, uma pessoa pode até entrar em coma ou morrer.
Casos graves de desidratação prejudicam o funcionamento dos rins, cuja função é excretar a urina. Quando isso ocorre, o volume urinário pode ficar baixo ou simplesmente chegar a zero. Uma boa dica para avaliar a hidratação de uma pessoa é observar a cor da urina. Quanto mais concentrada a urina estiver, maiores as chances do organismo estar tentando reter água em seu interior em decorrência da desidratação. Assim, pessoas desidratadas tendem a urinar pequenas quantidades de urina muito concentrada, de tom amarelo escuro e odor forte,  diferente das pessoas bem hidratadas costumam urinar grandes volumes de urina diluída, quase transparente, e de odor discreto.
E como podemos combater a desidrataçãoSe for casos simples, a ingestão de água já é suficiente. Quadros mais graves exigem que seja ingerida água misturada a alguns sais, pois estes também são perdidos junto com a água toda vez que nos desidratamos, e facilitam a entra da água no organismo. Casos ainda mais graves podem fazer com que seja necessário colocar a água, misturada a sais e outras substâncias, diretamente dentro dos vasos sanguíneos. É o que se chama em medicina de hidratação intravenosa.
Por tanto, a melhor forma de combater a desidratação não é tratando dela, mas prevenindo seu aparecimento.

E aqui estão algumas dicas de como evitar esse problema:
Lembre-se de beber água. Muitas pessoas passam um bom tempo sem tomar sequer um gole de água. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora. Se for praticar atividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água.
Em dias quentes, a exposição ao calor faz com que percamos mais água que o normal, e por isso é importante também tomar uma dose extra de água.
Como falamos acima, observe sua urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água, provavelmente por que os estoques estão diminuindo. Beba água até que sua urina adquira uma tonalidade clara, e procure manter sempre essa cor, que é a ideal.Consuma alimentos ricos em água. Isso mesmo. A comida é também uma fonte importante de água, já que muitos alimentos possuem água em sua composição, ex: são as frutas e as verduras.
Se sentir sede, não hesite: beba um copo de água. A sede é o sinal mais importante de que o organismo está precisando de mais água.


CURIOSIDADE:

Você acha que a água pode fazer mal a saúde?
Ao contrário do que pensavamos, água em excesso pode de fato fazer mal à saúde. Muitas pessoas com doenças cardíacas devem restringir o consumo de líquidos a fim de resolverem algumas complicações associada à sua doença. Porém é o médico que deve orientar esta pessoa.
Outro problema que a água em excesso pode trazer ao organismo é um quadro parecido com a intoxicação alcoólica. O excesso de água pode levar a alterações da consciência aonde a pessoa age como se estivesse embriagada. Esse quadro é chamado em medicina de intoxicação hídrica.
Por fim, vale lembrar que na maior parte do Brasil existe água de boa qualidade para o consumo, em quantidade que em outros países causariam inveja. Além de hidratar, a água também ajuda a prevenir as indesejáveis cáries dentárias.

Por isso, não tenha dúvida: água é saúde. Não engane seu corpo: hidrate-se!!!

Beijinhos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INFARTO - SAIBA MAIS

O infarto é algo que nos pega de surpresa, e está semana eu senti isso de perto pela perda de uma pessoa bem próxima, que era querida por todos. Por esta razão, decidi falar sobre infarto ou ataque cardíaco. Vamos primeiro explicar o que é: o infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente, então sofre uma injúria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com conseqüências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação. Nos Estados Unidos, o infarto do miocárdio é a causa mais frequente.

Quais são os sinais mais comuns:
- pressão ou desconforto dor em aperto no centro do peito que dura mais do que alguns minutos ou que vai e volta
- dor do centro do peito que irradia para os ombros, queixo, pescoço e braços, mais freqüentemente para o braço esquerdo
- desconforto no peito com sensação de cabeça leve, de desmaio, suores e falta de ar.

Os menos comuns são:
dores atípicas, vagas, na boca do estômago, peito ou barriga.
- náusea ou vômitos sem dor no peito
- respiração curta ou dificuldade de respirar, mesmo sem dor no peito
- ansiedade inexplicável, fraqueza ou fadiga.
- palpitações, suores frios ou palidez, que às vezes vão e voltam.

CURIOSIDADES:

Nas mulheres o cansaço e fadiga extrema são os sintomas mais encontrados. É mais freqüente também sentir náuseas, dores no epigástrio, ou nas costas, pescoço ou queixo.
Muitas vezes, sintomas
que não seja a dor, são sentidos já há muito tempo antes do infarto ocorrer. A intensidade da dor do infarto varia muito de pessoa pra pessoa. A dor não necessita ser intensa. Ela geralmente vai para o braço esquerdo, mas em 15% dos atingidos vai para o braço direito.
Existem infartos silenciosos, que são revelados ao eletrocardiograma ou outros exames por ocasião de exames rotineiros.
Exija que seu médico investigue a causa de seus sintomas, principalmente se pertencer a um grupo de risco.
A parte do coração que necrosar, morrer, por ocasião de um infarto não é mais viável e não produzirá sintomas como dor. Logo, enquanto o doente sentir dor resta tecido cardíaco viável que pode se recuperar por si ou com tratamentos adequados. Quanto antes esse tecido doente for tratado, maiores as chances de ser recuperado.
Se isso acontecer, se notar uma ou mais de uma das manifestações acima, não espere, vá ou chame imediatamente um serviço de emergência.

É importante que fique atento aos sintomas acima, e que as pessoas sejam orientadas a procurar atendimento médico o mais breve possível.

Beijinhos 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O NARGUILE FAZ MAL? SAIBA MAIS

A pergunta que todo mundo já fez, narguile faz mal? Sem dúvida nenhuma, sim. Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras.Quem já experimentou sabe que o fumo é bem leve e gostoso no Narguilé, e muitos dizem que a água “absorve” e filtra o carbono da fumaça, porém não isso que acontece. 
Começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. E, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Tendo mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.
As substâncias que compõe o narguile, não são filtradas pela água, aliás embora seja leve o fumo do narguilé é composto de tabaco e tem substâncias como a nicotina, o monóxido de carbono e metais pesados, estes continuam intactos e são “transpassados” pela água.
Uma sessão costuma a durar de 20 minutos a uma hora, um fumante de uma grande Narguilé pode chegar a engolir até 50 litros de fumaça, ou seja, equivale a mesma quantidade que é inalada em 100 cigarros (ou 5 maços). Já se sabe que quem usa narguilé com freqüência, esta sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional. Além de carregar a nicotina e etc… o narguilé pode trazer mais riscos por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.
É importante que converse sobre o assunto, já que o narguile pode afetar a saúde do seu corpo,
Então, fica ao alerta dos que gostam de Narguilé, para maneirar um pouco com a prática e não deixar que se tenha uma frequencia mesmo que semanal, ao menos sejam informados do que vocês fazem !

Beijinhos...

FRUTAS ALIMENTO PERFEITO

Eu adoro frutas por isso nada melhor do que falar de um alimento que tem tantos benefícios.
Fruta é o mais perfeito alimento, além de gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao nosso corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz o cérebro trabalhar é a glicose. A fruta é constituída principalmente de frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose) e, na maioria das vezes, contém entre 90 e 95 por cento de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.
O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma que o corpo use efetivamente todos seus nutrientes. Por isso, é importante que coma as frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.
Quem já nao
comeu alguma fruta de sobremesa, após uma farta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor ou sentindo o estômago cheio e pesado? Isso acontece porque você não a comeu da maneira adequada. Por isso, deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.
A melhor fruta é a fresca ou do suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? Na maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você tem um carro? Venda-o e compre uma centrífuga. Ela levará você muito mais longe. Ou simplesmente, compre a centrífuga agora! Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.
Ao acordar você pode comer uma fruta, porque seu estômago está vazio, e vai ser fácil de digerir,. frutas é um alimento que o corpo pode usar de imediato, vai ajudar a limpar o seu organismo. Quando levantar-se coma só frutas frescas e sucos feitos na hora, o ideal é que você mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente.
Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade dele limpar-se. Se você começar a se afastar do café e dos outros lixos com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.

Tente fazer este teste nos próximos dez dias.

Beijinhos