sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O NARGUILE FAZ MAL? SAIBA MAIS

A pergunta que todo mundo já fez, narguile faz mal? Sem dúvida nenhuma, sim. Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras.Quem já experimentou sabe que o fumo é bem leve e gostoso no Narguilé, e muitos dizem que a água “absorve” e filtra o carbono da fumaça, porém não isso que acontece. 
Começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. E, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Tendo mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.
As substâncias que compõe o narguile, não são filtradas pela água, aliás embora seja leve o fumo do narguilé é composto de tabaco e tem substâncias como a nicotina, o monóxido de carbono e metais pesados, estes continuam intactos e são “transpassados” pela água.
Uma sessão costuma a durar de 20 minutos a uma hora, um fumante de uma grande Narguilé pode chegar a engolir até 50 litros de fumaça, ou seja, equivale a mesma quantidade que é inalada em 100 cigarros (ou 5 maços). Já se sabe que quem usa narguilé com freqüência, esta sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional. Além de carregar a nicotina e etc… o narguilé pode trazer mais riscos por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.
É importante que converse sobre o assunto, já que o narguile pode afetar a saúde do seu corpo,
Então, fica ao alerta dos que gostam de Narguilé, para maneirar um pouco com a prática e não deixar que se tenha uma frequencia mesmo que semanal, ao menos sejam informados do que vocês fazem !

Beijinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário