quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O QUE CAUSA DOR NAS COSTAS

A dor nas costas é uma doença muito complexa da qual ainda é desconhecida todas as causas. Há inúmeros fatores que podem desencadear essas os sintomas:
Problemas musculares (por exemplo, contratura muscular, estiramento de músculos), má posição ou erros de postura do dia-a-dia, desvios posturais, como lordose cervical, lordose lombar e cifose dorsal, falsos movimentos, problemas psicológicos como o estresse ou um choque psicológico, osteoporose, artose, atrite, gravidez (por causa do ganho de peso), lesões de disco intervertebral, metástase (em caso de câncer), obesidade e sedentarismo, quedas, acidentes e fraturas, problemas congênitos, como escolioses, irregularidades na composição na estrutura da coluna, exercícios físicos mal feitos e hérnia de disco.

Existe uma condição bem rara, mas que merece atenção, é a chamada “Síndrome da Cauda Equina”. Essa é uma condição neurológica que afeta nervos que enviam informações para as regiões inferiores do corpo (região lombar e pernas) e pode estar relacionada com dor nas costas. Além disso, infecções da coluna espinhal, embora raras também, podem gerar dor, e febre.

Existe tratamento para as dores nas costas. Dependendo da dor nas costas, o médico pode indicar um altiflamatório. Esses medicamentos estão disponíveis na forma de cápsulas, comprimidos e até em cremes e géis para massagens. Se for necessário use os comprimidos e utilize um creme ao mesmo tempo, isso permite acalmar mais rapidamente a dor. Fisioterapia pode aplicar uma série de tratamentos e técnicas nas pessoas  com dor nas costas, como calor, frio, estimulação elétrica e técnicas de relaxamento muscular. Exercícios físicos também ajudam nos sintomas, uma vez que fortalece a musculatura, aumentam a flexibilidade e regulam a postura. Alguns casos é necessário a realização de cirurgia, além disso, hoje em dia, diversas terapias alternativas estão disponíveis ex: massagens, acupunturas e quiropraxia são tratamentos complementares e auxiliares para pessoas com desordens neuromusculares.
Espero que tenham gostado!

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário